Mais comentada

10 Mentiras da internet nas quais você já acreditou

A dificuldade de banir este tipo de conteúdo é grande, mas não é impossível

Redação, Administradores.com,
iStock

O Facebook confirmou recentemente que vai mesmo lançar uma ferramenta para evitar que notícias falsas sejam compartilhadas dentro da rede social. Neste mês de março, a ONU apoiou a causa ao afirmar que a divulgação de notícias falsas representam uma preocupação global e que deve ser combatida.

Apesar disso, não são raras as vezes que nos deparamos com links de notícias falsas em redes sociais ou grupos de WhatsApp. A dificuldade de banir este tipo de conteúdo é grande, mas não é impossível. Para contribuir com a causa, listamos abaixo 10 fatos falsos que já foram compartilhados como verdadeiros e movimentaram o mundo virtual no Brasil e no mundo. Confira:

1) Bill Gates está distribuindo dinheiro

Segundo esse boato fortemente compartilhado por email, a Microsoft, empresa do bilionário Bill Gates, repassaria dólares e mais dólares se usuários compartilhassem um email para sua lista pessoal de contatos. O texto afirmava que isso era necessário para testar um sistema de rastreamento que seria lançado pela empresa. A notícia, claro, era falsa. A empresa não distribuiu dinheiro para nenhum cliente e nem utiliza estratégias do tipo para testar produtos e serviços.

2) Facebook será pago

Correntes afirmando que determinados produtos gratuitos serão pagos são bem frequentes. Esta, especificamente, afirmava que o Facebook seria pago e, para evitar a cobrança, era necessário enviar a mensagem para o máximo de contatos possíveis, inclusive postando o recado na timeline. No entanto, a corrente era, é, e possivelmente sempre será falsa, já que o Facebook não cobra e nem cobrará mensalidade para seus usuários, como afirma a própria página inicial da empresa.

3) A Amazônia é dos Estados Unidos

Um boato sobre a internacionalização da Amazônia foi criado a partir de um suposto interesse dos EUA. Com isso, um livro falso informando que a Amazônia pertencia aos Estados Unidos foi criado e divulgado nas redes sociais, gerando uma discussão internacional sobre o verdadeiro dono da floresta mais importante do mundo. Claro, o boato foi desmascarado e negado pelo governo brasileiro.

4) Facebook doará centavos a cada curtida

São frequentes as publicações do tipo dentro da rede social de Mark Zuckerberg. Crianças doentes, pessoas passando fome, vítimas de tragédias e animais resgatados são as principais armas utilizadas pelos caçadores de likes. No entanto, tudo não passa de um boato. A rede social não doa nenhum valor através de likes, comentários e compartilhamentos, e a maioria absoluta dos casos que aparecem na timeline são montagens com histórias fictícias. 

5) Saiba quem visitou o seu perfil do Facebook

O Facebook não permite que usuários tenha acesso aos visitantes do seu perfil. A empresa afirma constantemente que tal função não está sendo adicionada ao site e nenhum aplicativo, extensão, site externo ou página têm acesso ao banco de dados da empresa, o que inviabiliza a exposição dos visitantes do perfil.

6) Compartilhe este alerta para não ser hackeado

Tempos atrás um boato ganhou força na rede social americana. Um texto comparitlhado por milhares de usuários afirmava que um texto deveria ser compartilhado para assegurar que o perfil em questão não seria invadido por hackers. Claro, a postagem não fez nenhum sentido, já que texto algum tem o poder de blindar contas em redes sociais. 

7) Chip da besta

Em novembro de 2016, uma corrente sobre o início da implantação do "chip da besta" na população brasileira invadiu o Facebook e o WhatsApp. O culpado pela "ideia satânica" era de ninguém menos que Michel Temer, atual presidente. Uma versão americana também foi divulgada nos Estados Unidos, culpando o então presidente Barack Obama. Nenhuma das duas afirmações era verdadeira e nenhum chip foi implantado pelos governos de ambos os países. Tudo, novamente, não passou de uma brincadeira.

8) Faixa ao avesso

Na posse de Temer, um boato de que a faixa presidencial estava ao avesso foi compartilhada nas redes sociais e virou chacota por adversários do presidente. Até uma imagem comparativa entre Dilma e Temer foi criada e o atual presidente virou motivo de piada. No entanto, a notícia era falsa. A faixa de Temer era "nova" e, portanto, diferente da utilizada por Dilma. A aparência da faixa realmente dava a impressão de que ela estava ao contrário, mas tudo não passava de um engano.

9) Filho de Lula é o dono da Friboi

Apesar das várias postagens e links de sites afirmando que o filho do ex-presidente Lula é o dono da Friboi, a história não passa de um boato. A própria história já foi desmentida pelo ex-presidente e pela empresa, mas vez ou outra ainda insiste em aparecer nas timelines alheias.

10) Lula tem fortuna de R$ 2 bilhões

O boato em questão diz que o ex-presidente tem uma fortuna estimada em dois bilhões de reais segundo a respeitada revista Forbes. No entanto, a história não passa de um boato, negado tanto pelo político, quanto pela revista Forbes.

Você conhece algum boato que não foi citado aqui? Deixe nos comentários.