Mais comentada

Bom ambiente de trabalho favorece para melhores resultados, inclusive no setor de cobranças

A qualidade de vida é um elemento extremamente importante para que os colaboradores se sintam motivados à alcançar a alta produtividade

Edemilson Koji Motoda, Administradores.com,

O ambiente de trabalho está diretamente ligado aos bons resultados dos colaboradores, por isso muitas empresas investem em ações para o bom desenvolvimento da equipe.

Hoje, uma boa parte da população passa pelo menos um terço do dia em seu ambiente de trabalho. E é esperado que haja um compromisso do funcionário para uma produção satisfatória, mas é necessário também que se tenha um bom ambiente de trabalho.

Algumas pessoas atrelam um bom ambiente de trabalho com os famosos espaços promovidos pelo Twitter, Spotify, Google e tantos outros. Mas na realidade, é muito mais que um local com decoração lúdica e vídeo games. Um bom ambiente de trabalho tem como finalidade fazer com que seus colaboradores se sintam tão envolvidos que possam produzir sempre o seu melhor.

Para um bom funcionamento, a empresa deve manter um time de gestores que possam capacitar e desenvolver talentos continuamente, sempre com escopo nas necessidades do mercado criando profissionais adequados ao seu perfil de trabalho e que estejam verdadeiramente envolvidos e comprometidos no dia a dia da empresa e com o objetivo de seus clientes.

Em uma empresa de cobrança, por exemplo, é necessário que haja um trabalho mais denso e focado para que os colaboradores se sintam realizados com a profissão e felizes por estar inserido na empresa. Valorizar e recompensar um colaborador por bons resultados é um grande motivador para a equipe em geral. Quando falamos em recompensa estamos falando muito mais que premiações financeiras, mas principalmente em ações simples que valorizem o colaborador no dia a dia pelas atitudes e comportamentos que mereçam destaque e possam fazer a diferença nas suas funções diárias.

Outra medida simples para manter um bom ambiente de trabalho é investir em espaços harmônicos que tragam uma sensação de relaxamento, como locais para descanso e leitura.

A qualidade de vida é um elemento extremamente importante para que os colaboradores se sintam motivados à alcançar a alta produtividade. Por isso é necessário que as empresas tenham um planejamento estratégico que priorize a satisfação dos colaboradores para que haja um desenvolvimento mútuo.

Edemilson Koji Motoda — Formado em direito e administração de empresa, é diretor do Grupo KSL desde 1996 e atua no mercado há mais de 28 anos.