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Como o pensamento exponencial pode transformar o processo de compras

O conceito de crescimento exponencial pode ser utilizado para entendermos tal evolução

Alexandre Moreno, Administradores.com,
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Em um mercado em constante transformação tecnológica, empresas devem antecipar soluções e preparar seus colaboradores para que vivenciem esse novo cenário a fim de manter-se atual. Antes o ser humano era o ponto principal nessa transformação, hoje a tecnologia ganha força e passa a criar novos conceitos, ficando lado-a-lado do profissional humano.

O conceito de crescimento exponencial pode ser utilizado para entendermos tal evolução: O pensamento explica como a curva da evolução tecnológica não é linear, uma vez que sua capacidade e potência dobram a cada 12 / 24 meses, enquanto o valor de produção e comercialização continuam os mesmos. Tal crescimento exponencial impacta todas as indústrias que conhecemos. A robotização é um exemplo disso.

Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial (WEF), em 2025, robôs cumprirão 52% das tarefas profissionais realizadas por humanos (atualmente, 29% das tarefas são automatizadas com robôs). Por outro lado, o relatório aponta que a revolução da tecnologia e da robótica criará 58 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos.

Se antes tínhamos a sensação de que a tecnologia avançava lentamente, hoje percebemos que, a cada ano, temos uma novidade em ascensão e que devemos considerá-la rapidamente, se quisermos continuar competitivos. O mercado atual exige que sejamos capazes de nos preparar para o que está por vir, nos projetando para o amanhã e prevendo situações e organizações que adotam o pensamento exponencial são capazes de desenvolver soluções pelo menos 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que as empresas estabelecidas no mercado.

O ritmo nos surpreende e as organizações já percebem isso. Na área de suprimentos das empresas, por exemplo, as equipes contam cada vez mais com o apoio de tecnologias que surgem para complementar e aprimorar tarefas. O desafio agora não é apenas conhecer as tecnologias e adotá-las, mas estar preparado para o que vem em seguida e se destacar.

Peter Diamandis, fundador da Singularity Universty, desenvolveu um modelo chamado 6Ds do crescimento exponencial, que podem ser aplicados para aperfeiçoar os processos de compras B2B:

· Digitalização – Ter uma tecnologia incorporada ou desenvolvida exclusivamente para algum negócio faz parte de qualquer empresa.

Na área de suprimentos, tal evolução é percebida quando processos de procurement, sourcing e gestão de fornecedores são automatizados. O que antes era feito em meses, hoje pode ser feito em semana ou até dias. A alta disponibilidade de dados permite ainda que decisões possam ser tomadas rapidamente, evitando erros que poderiam aparecer apenas lá na frente;

· Decepção – Mudanças nem sempre são bem-vindas e, muitas vezes, a tecnologia ainda sofre resistência de muitas empresas. O importante nessa fase é ter resiliência e saber analisar o que funciona e o que pode ser descartado, evitando assim o esforço em tarefas que não representam resultados;

· Disrupção – Tecnologia disruptiva é aquela que abala um determinado mercado existente. O setor de compras das empresas já adota tecnologias que permitem essa transformação na área para acompanhar o pensamento exponencial e mudar a maneira que seus colaboradores fazem negócios;

· Desmonetização – Nesta fase, a tecnologia é fundamental, pois oferece soluções facilitadoras que não devem, necessariamente, representar um alto investimento. Já existem no mercado parceiros aptos a ajudar as áreas de compras nessa desmonetização, mostrando, de forma efetiva, que um real de economia na área de compras representa um real de lucro para a organização;

· Desmaterialização – Esta etapa permite enxergar que ferramentas antigas deixaram de agregar valor e podem ser substituídas por outras mais efetivas. Com o crescimento exponencial da tecnologia, o acesso às novas plataformas se torna cada vez mais possível;

· Democratização – Todos devem ter acesso e estar presentes, seja no meio físico ou digital. Hoje, para atingir um cliente ou fornecedor, é preciso ter acesso à empresa por meio de diferentes plataformas, com todas as expectativas e necessidades supridas.

De maneira geral, somos capazes de criar futuros desejáveis independente do negócio e da área que atuamos, tudo depende da maneira que enxergamos e transformamos o negócio para um futuro exponencial.

Alexandre MorenoDiretor de serviços do Mercado Eletrônico.