Mais comentada

Conheça os quatro tipos de líderes e descubra se seus objetivos estão alinhados

Mais do que a personalidade, os tipos de liderança são classificados de acordo com os planos e objetivos da empresa

Allessandra Canuto, Administradores.com,
iStock

Durante a nossa jornada profissional nos deparamos com os mais diversos tipos de líderes. Alguns são mais astutos, outros mais tradicionais e outros mais arrojados.

Mais do que a personalidade, os tipos de liderança são classificados de acordo com os planos e objetivos da empresa. 

Entender as personalidades que regem as lideranças que são conhecidas como: águia, gato, lobo e tubarão também faz parte do processo de autoconhecimento que o coaching proporciona. Antes de realizar as sessões de coaching, é necessário aplicar a Avaliação de Perfil Comportamental, desenvolvida por Ned Herman, que, após 25 perguntas, consegue classificar a liderança predominante com mais clareza. 

Não podemos esquecer, contudo, que é por meio do reconhecimento das suas maiores atribuições que conseguimos reconhecer os pontos que podemos investir e os pontos que podemos preparar para obter uma evolução mais satisfatória diante dos desafios enfrentados no dia-a-dia. Não existem tipos certos ou errados de liderança, existem perspectivas iguais para um objetivo comum. 

Águia: É o líder que promove mudanças. Ele é criativo, cheio de ideias e não tem medo do novo. A liberdade de expressão, ausência de controles rígidos e a oportunidade de inovar dentro do ambiente de trabalho são as suas principais motivações. Apesar de sua impaciência e falta de atenção, esse líder se encontra muito com seu propósito de vida quando sua carreira implica em tarefas que exigem criatividade e pensamentos “fora da caixa”. 

Gato: Este tipo de liderança é racional, seguro e harmonioso. Sua empatia é vista de longe e se vê mais feliz em ambientes que a autoridade é verticalizada. Ele é compreensivo, aberto e responsivo. Seus pontos de atenção estão concentrados na melhoria de resolução de conflitos, e não atê-los só a ele, ou a uma só pessoa. O líder com esta personalidade pode ser uma potência quando é necessário “deshostilizar” um ambiente e torná-lo seguro e agradável para seus colaboradores. 

Lobo: É o líder mais tradicional, que gosta de “fazer certo”. Apegado às rotinas e processos, o lobo é analítico, organizado e prefere controlar as tarefas de uma maneira mais verticalizada do que os outros líderes anteriormente mencionados. Apesar de o lobo ser um líder difícil de flexibilizar-se diante das adversidades do dia-a-dia, suas experiências garantem resultados essenciais para tarefas que demandam um olhar mais analítico. 

Tubarão: O tubarão é o líder que tem o senso de urgência mais apurado. A liberdade para agir do seu jeito e sozinho é o que mais lhe traz prazer. Seu foco em resultado promete desburocratizar os processos mais complicados, otimizando-os a tempo de poder agir com mais destreza nas mais determinadas situações. Apesar de agir sozinho, o tubarão detém agilidade e não se intimida com novos desafios na sua jornada profissional.

Allessandra Canuto — Especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, facilitação e treinamento para potencializar negócios através do desenvolvimento de pessoas. É sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e consultoria.