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Inovação digital e a transformação do tempo

O digital modificou o mindset das indústrias, que agora têm um nível de competitividade muito mais alto

Gilles Coccoli, Administradores.com,

Na era do compartilhamento de informações, o mundo corporativo sente a necessidade de estar cada vez mais conectado. À medida que a nova era digital promove mais oportunidades, traz também mais desafios para as grandes empresas. Mas o que deve mudar na sua vida com isso? Como diria o poeta norte-americano Shell Silverstein, estamos no meio de um verdadeiro‘Tesarac’ digital. O termo Tesarac foi criado pelo poeta, também escritor e músico, para classificar períodos de profundas mudanças sofridas pela sociedade, seja no âmbito cultural, social e, por que não, tecnológico.

Notamos a cada dia que a forma como se manufatura, se entrega, se atende, se produz e se vende é reinventada. O digital modificou o mindset das indústrias, que agora têm um nível de competitividade muito mais alto. Mas, mais do que isso, há uma palavra, especificamente, que foi transformada e que simboliza essa revolução: tempo.

Essa é a palavra-chave. O digital transformou a noção de tempo, e o imediatismo se torna ainda mais evidente na vida das pessoas e no mercado. Na indústria automobilística, por exemplo, muito se vê montadoras se orgulhando por fabricar um carro a cada dez segundos. O mesmo acontece na indústria têxtil, em que cada vez mais roupas e acessórios são produzidos. Velocidade gera volume, lucro e vendas, mas impressiona cada vez menos.

Essa revolução digital não nos permite só ganhar tempo com produções em massa, mas também otimizá-lo. Fazer com que os consumidores reduzam o desperdício de horas com soluções digitais que simplifiquem tarefas burocráticas é fundamental, ainda mais em um momento global onde o mundo corporativo exige sermos multitarefa.

No setor de serviços, que é o caso da Ticket, a transformação digital se traduz, principalmente, nessa otimização de tempo. Criação de assistentes virtuais, atendimento por WhatsApp e aprimoramento de aplicativos de autoatendimento são algumas das ferramentas inovadoras criadas e que atingiram positivamente os clientes nessa era digital. Até mesmo um simples almoço se tornou mais rápido, já que com o aplicativo VocêQpad você pode escolher itens do menu do restaurante e pagar a conta sem sair da mesa e pegar uma fila. O antigo voucher que sempre foi um diferencial se transformou 100% em cartão, trazendo mais velocidade e segurança.

É extremamente importante que as companhias percebam a importância de acompanhar as tendências e avanços tecnológicos e que consigam adaptar essas novidades para seu modelo de negócio e saibam utilizá-las a favor das necessidades de seus stakeholders. E se sua empresa ainda não se adaptou a essa nova realidade, é melhor correr. Porque o tempo está passando por você nesse exato momento.

Gilles Coccoli - Diretor-Geral da Edenred Brasil




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