Inovação é a palavra chave do Franchising em 2018

A inovação — seja em produtos, serviços ou mesmo em processos internos — é essencial para que a empresa continue se tornando competitiva no mercado

Redação, Administradores.com,

Em tempos de economia volátil, inovar se torna a palavra de ordem para conquistar crescimento e se manter à frente nos negócios. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/01) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum tipo de inovação entre 2014 e 2016. Para Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt e especialista no setor, quando se fala de inovação como saída para o crescimento é preciso lembrar que essa estratégia não deve ser apenas tecnológica, mas também na forma de pensar de agir. "Os dados da ABF vem reforçar uma pesquisa realizada pelo Grupo há dois anos, onde já tínhamos identificado que a inovação acontece principalmente quando as redes passam por alguma situação adversa. Em 2017 sabemos que a crise impactou muito todos os segmentos e tipos de negócios, então foi um momento realmente que as redes sentiram a necessidade de inovar, mesmo que seja de forma incremental", afirma.

Segundo a especialista, a inovação seja em produtos, serviços ou mesmo em processos internos é essencial para que a empresa continue se tornando competitiva no mercado, principalmente no segmento de alimentação e educação. No último trimestre de 2017, o nicho de franquias no Brasil continuou em crescimento e a expectativa é a de que nos primeiros meses do ano, se mantenha. "Inovar traz reforços expressivos. Hoje o consumidor tem muitas opções e os diferenciais competitivos das marcas precisam ser cada vez mais claros. O mais do mesmo não atende às expectativas do consumidor e um processo estruturado de inovação, com recursos financeiros e de pessoas destinados a isso como estratégia é fundamental", explica Claudia.

O franchising se beneficia muito – e outros setores não contam com essa mesma vantagem – do contato com uma rede de franqueados que tem a percepção do cliente na ponta, franqueados que tem repertórios e histórias de vida distintos e que trazem essa experiência para a rede pois tem desejo real de desenvolver o negócio. "É uma diversidade saudável que contribui e muito para a geração de novas ideias para a rede", conclui a especialista.