Mais comentada

Por que considerar o Google + na sua estratégia de comunicação

Para efeitos de Google, os conteúdos publicados na rede social colaboram para a indexação do site da sua empresa no buscador e ajudam na sua otimização

Talita Scotto, Administradores.com,
Reprodução/ Google +

O Google+ ainda não conquistou os brasileiros, principalmente quando você comparar o número de usuários de redes sociais, como Facebook e Instagram. Mas, o Google + pode e deve fazer parte da sua estratégia de marketing, principalmente para trazer mais resultados para o SEO da sua empresa.

Para efeitos de Google, os conteúdos publicados na rede social colaboram para a indexação do site da sua empresa no buscador e ajudam na sua otimização. Não apenas replicar conteúdo será efetivo, mas criar conteúdos exclusivos, autenticar uma página empresarial do seu negócio, além de participar de comunidades e discussões relacionadas ao seu mercado.

Ter uma página empresarial no Google+ é rápido e fácil, além de ser uma maneira de você promover seus negócios. Veja algumas dicas abaixo:

Conteúdo exclusivo: Produzir conteúdos relevantes e com certa frequência podem ajudar na otimização do site da sua empresa. Isso porque o conteúdo publicado no Google+ é indexado pelo Google. Desta forma, exclusividade é muito importante na rede social, pois o buscador pode reconhecer o seu conteúdo como autoridade e isso, sem dúvida, é fundamental para o SEO.

E por falar em SEO, você também deve pensar em conteúdo otimizado, ou seja, pensar na estratégia do post assim como pensou na do texto - adicionar as palavras chaves que deseja que o Google encontre, acrescentar links para seu blog ou site, imagens e GIFs.

Cadastre sua página: Ao cadastrar sua página empresarial no Google+, cuide das informações para que estejam sempre atualizadas e com os dados mais importantes em evidência. Além disso, divulgue-a nas suas redes de contato. Para que você consiga autenticar sua página é necessário um mínimo de 10 seguidores e, ao atingir esse número, sua página pode aparecer nas buscas do Google quando alguém procurar pelo nome da sua marca.

Divulgue: Assim como se tornou comum divulgar os links das páginas e perfis das redes sociais como extensão do seu negócio, a sua página do Google+ também deve fazer parte da comunicação da sua marca. Desta forma, você terá mais um canal para se conectar com seus públicos.

Obtenha +1: No Google+, o +1 é que traz mais relevância para as publicações e, consequentemente, para o Google também. Por isso, as postagens que tiverem +1 terão mais reputação para o Google. Divulgue suas postagens para ter mais chances de conquistar credibilidade.

Google Meu Negócio: Não se esqueça de preencher corretamente as informações do Google Meu Negócio, pois as soluções do Google são integradas e quando alguém fizer uma busca pelo seu negócio, ter as informações atualizadas, como endereço, telefone, como chegar (Google Maps), avaliações e acesso a perguntas feitas pelos usuários, ajudará no seu posicionamento no buscador.

Acesse as métricas: Conforme você atualizar o Google+, a rede disponibilizará algumas métricas que lhe trarão informações da influência das suas postagens na rede social. Você conseguirá saber, por exemplo, alcance das publicações, desempenho, número de seguidores, entre outras informações. Os dados estão disponíveis de 7 a 30 dias.

Talita Scotto — Diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e redes sociais.