Se você usa Adblock, seu computador pode estar infectado; entenda

Caso você tenha instalado o AdBlock recentemente, é preciso analisar a veracidade do aplicativo para garantir uma navegação segura

Redação, Administradores.com,
iStock

Atenção usuários do Google Chrome: uma versão falsa do AdBlock Plus foi encontrada na loja de extensões Chrome Web Store.

Caso você tenha instalado o AdBlock recentemente, é preciso analisar a veracidade do aplicativo para garantir uma nagevação segura. 

A versão falsa passou pelo sistema de verificação do Google e foi baixada cerca de 37 mil vezes, até finalmente chamar atenção de especialistas em segurança online. Diversos usuários relataram no Twitter que a extensão falsa abriu abas, sons e mostrou anúncios invasivos nos computadores infectados. Para confundir ainda mais o usuário, o nome da extensão era "Adblock Plus", o mesmo do perfil do desenvolvedor na loja, o que não apresentava nenhuma suspeita sobre sua autenticidade.

O alerta foi feito na última segunda-feira (9) pelo Twitter. A conta SwiftOnSecurity, especializada em segurança online, publicou uma imagem da extensão falsa e classificou o desenvolvedor como "fraudulento que clona nomes populares e faz spam de palavras-chave".

O Google já fez sua parte e retirou a extensão da loja. No entanto, a empresa não fez nenhum comentário sobre a falha de segurança da loja do Chrome, que permitiu a disponibilidade do aplicativo no sistema.

Abaixo você confere o tweet do @SwiftOnSecurity, relatando a descoberta do aplicativo falso:

Caso você tenha alguma suspeita que o aplicativo é falso, desinstale e escaneie o seu computador com um antivírus.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração