Mais comentada

Sebrae e Braztoa selecionam ideias inovadoras na área de turismo

Competição entre startups tem foco em novos modelos de negócios; a primeira seletiva, na região Nordeste, será no próximo dia 31 de maio

Redação, Agência Sebrae,
iStock

Estimular startups a apresentar ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios são os principais objetivos do Desafio de Inovação - Turismo Inteligente, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos).

Trata-se de uma competição voltada para o desenvolvimento de novas ideias direcionadas a esse setor e integração de startups com o mercado, em busca de soluções, que visam aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia de negócios.

"Os pequenos negócios são maioria no setor de turismo, especialmente os meios de hospedagem e produção associada, como gastronomia e artesanato. Com o avanço das tecnologias interativas, a maioria precisa se reposicionar para ser mais competitivo, tendo em vista o perfil dos turistas, cada vez mais exigentes e conectados em rede", assinala a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Esse cenário, segundo ela, abre oportunidades para startups inovadoras voltadas à prestação de serviços no ecossistema turístico brasileiro.

Ao todo, serão cinco seletivas no país até agosto deste ano. O primeiro evento será realizado em Recife (PE), dia 31 de maio, mas os interessados em participar se inscreveram até o último dia 15, pelo site da Braztoa. Portanto, nesta etapa, o público-alvo são startups da região Nordeste. As demais eliminatórias serão realizadas nas regiões Norte (Manaus – Amazonas, 29/06); Sul (Curitiba - Paraná, 27/07), Centro-Oeste (Rio Quente – Goiás, 08/08) e Sudeste (Belo Horizonte – Minas Gerais, 22/08).

Em cada seletiva, dois projetos serão escolhidos por uma banca julgadora. Os dez selecionados ao final da competição serão convidados a participar da 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os finalistas, as duas melhores soluções de startups serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.

De acordo com a organização do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, além do potencial de gerar novos negócios e soluções inovadoras, é uma oportunidade para interação, integração e aprendizado dos participantes e envolvidos.

"Temos um grande potencial turístico a explorar de modo sustentável, para agregar valor aos pequenos negócios, inclusive àqueles que integram cadeias de valor de grandes empresas que atuam nesse setor", ressalta Heloisa.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração