Mais comentada

5 dicas para usar melhor seu 13º salário

A primeira dica é básica: use o dinheiro para quitar ou reduzir suas dívidas em atraso

Redação, Administradores.com,
iStock

O 13º salário já está sendo pago para os cerca de 84 milhões de trabalhadores do Brasil e devem injetar mais de R$196 bilhões na economia. Mas em ano de crise, que ainda deve se estender para 2017, quais são os melhores usos para esse dinheiro extra? A mestre em Administração e coordenadora do curso de Administração da Faculdade Opet, Josileni Rubio dá cinco dicas importantes para ter mente na hora de decidir o que fazer com o 13º.

1. Quite ou reduza suas dívidas em atraso
Agora é uma ótima oportunidade para quitar dívidas ou colocar em dia as que estão em atraso. Mesmo que o montante de dinheiro disponível não seja suficiente para pagar totalmente seus débitos, você poderá usá-lo para negociar conseguindo descontos e menores juros. Dê prioridade às mais caras e as que cobram juros maiores como cartão de crédito e cheque especial.

2. Faça uma reserva para as despesas de 2017
O início de ano traz obrigações de diversos pagamentos como IPTU, IPVA, material escolar, matrícula da escola dos filhos e imposto de renda. É importante verificar os valores desses gastos em anos anteriores para se programar financeiramente e não ser pego de surpresa.

3. Invista na educação
É sempre importante buscar novas oportunidades de crescer profissionalmente e as empresas valorizam funcionários que têm a iniciativa de investir na sua formação e qualificação. Pesquise, analise e separe parte do 13º para investir em você mesmo! As oportunidades de emprego se ampliam e os salários também são mais atrativos pela formação e qualificação adquirida!

4. Presentes de final de ano
Faça uma lista das principais pessoas que pretende presentear. Compre de forma inteligente, consciente; planeje com antecedência e use a criatividade. Pesquise e compare preços. Outra dica é para os membros da família. Estes podem entrar num acordo para presentear posteriormente à data, uma vez que os preços são formados de acordo com a oferta e procura.

5. Outros Investimentos
Invista parte do 13º nos seus objetivos de curto, médio ou longo prazo – como curso de línguas e aposentadoria, por exemplo. Compre algo que você queria ou estava precisando. Uma receita extra também pode realizar aquele desejo que não conseguimos durante o ano.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração