Mais comentada

Liberdade Financeira: você já deveria estar planejando a sua

Lembre-se sempre que, quando se trata de investimentos a longo prazo, o tempo é essencial

André Fogaça, Publieditorial GuiaInvest,
iStock

Vamos começar com um fato: elaborar um planejamento para a sua Liberdade Financeira vai aumentar muito as chances de você ter uma situação financeira verdadeiramente confortável.

Hoje, no Brasil, há 61 milhões de endividados.

Esse dado mostra o descontrole financeiro das pessoas, evidenciando a necessidade de maior educação financeira no país.

Porém, se você se encontra nessa situação, a culpa não é sua! A grande indústria encontrou uma forma de “modernizar a escravidão”: basicamente, ela não fornece para a população o acesso à educação financeira, para que permaneça endividada ao longo da vida, tornando-se escrava do sistema.

O fato é que essas pessoas poderiam estar em uma situação muito mais tranquila se tivessem um planejamento de longo prazo, independente da ajuda de terceiros, crises ou até mesmo de um aumento de salário.

O pior de tudo é que a grande maioria das pessoas tem a consciência do problema e NÃO SE PLANEJA PARA A APOSENTADORIA…

Aqui, o problema pode tomar dimensões catastróficas!

O maior arrependimento das pessoas em seu leito de morte é das coisas que deixou de fazer e o principal motivo é a falta de planejamento financeiro.

 

O que muita gente não sabe é que qualquer um pode levar uma vida em que o dinheiro nunca será uma preocupação!

Atualmente existem sites, blogs e canais do Youtube com muitas informações gratuitas sobre educação financeira. Por isso, a primeira dica é: busque o conhecimento para guiá-lo na sua Jornada da Liberdade Financeira.

Mas vamos ao que interessa.

O que é Liberdade Financeira?

A Liberdade Financeira é mais do que um objetivo ou uma linha de chegada. É um estilo de vida. É você ser o dono do seu destino.

Ser livre financeiramente é ter TEMPO e DINHEIRO para fazer o que quiser, sem ter que se preocupar com a sua situação financeira.

É viver de forma inteligente, saudável e do jeito que você sempre sonhou. Mas há uma condição para chegar lá…

Algumas amarras do passado devem ser desfeitas AGORA mesmo! Hábitos nocivos que você pratica diariamente podem estar desviando você do rumo da Liberdade Financeira.

Dar desculpas, pôr a culpa no governo, pensar pequeno, acreditar em soluções mágicas e imediatas, depender de terceiros, etc. Esses são alguns maus hábitos que você deve PARAR DE FAZER imediatamente!

A autonomia, a autoresponsabilidade e o foco no que é verdadeiramente essencial são os balizadores da Liberdade Financeira. São esses princípios que ajudam a chegar lá!

Escolher depender da boa vontade de governos, bancos e corretoras para cuidar do seu dinheiro só vai prejudicar você e colocar o seu patrimônio e a sua liberdade em risco.

 

Lembre-se: confiar o seu futuro a eles é escolher trilhar o caminho que eles querem que você trilhe, é aceitar as decisões que eles tomam.

Você trabalha duro e investe parte do seu salário para ter um futuro confortável, mas boa parte do seu dinheiro ficará para sempre com o banco, através de taxas de administração, come-cotas de fundos, taxas de carregamento, etc.

Escolher a Liberdade Financeira não é apenas escolher ter uma vida incrível.

É dizer “chega!” Chega de ser enganado por quem ganha dinheiro com a ignorância da população.

Hoje mesmo, algumas pessoas vão escolher trilhar esse caminho e descobrirão o que acontece nesse incrível mundo.

Outro grupo, mais uma vez, deixará as decisões importantes para depois. E tudo bem… O sucesso financeiro não é para qualquer um.

Você quer fazer parte de qual grupo?

Um objetivo sem um plano é apenas um desejo

Estudos recentes mostraram que 87,4% das pessoas que possuem um planejamento financeiro de longo prazo dizem viver uma situação financeira boa ou excelente.

Logo, ter um planejamento sólido para sua Liberdade Financeira faz com que a estatística jogue a seu favor, certo?

Antes de qualquer coisa, uma vida financeiramente bem-sucedida passa por um planejamento simples e vencedor. Por isso, a segunda dica é: tenha objetivos muito claros e específicos.

Pense: quem não sabe o que quer, acaba por se contentar com qualquer coisa…

 

Você deve saber por qual razão guarda dinheiro, quanto pode ou quer guardar por mês e quanto espera ter de retorno com seus investimentos no futuro. Se você não sabe, comece a pensar sobre isso. Somente assim terá um planejamento vencedor.

>> Planilha: Simule agora qual pode ser sua renda mensal quando chegar à Liberdade Financeira?

E a grande vantagem de ter um bom planejamento é que, quando você sabe o que quer, também sabe o que NÃO quer.

Isso permite dizer NÃO para tudo o que é supérfluo na sua vida: relacionamentos ruins, gastos inúteis, hábitos nocivos… Acredite, essas coisas geram um impacto financeiro enorme na sua vida.

Agora eu pergunto:

  • Você já possui um orçamento mensal?
  • Sabe quanto gasta?
  • Sabe quanto rende seu investimento?

Essas são respostas que você deve ter na ponta da língua.

Seu orçamento deve ser sustentável e, principalmente, simples.

Existe uma frase atribuída a Leonardo da Vinci, de que eu gosto muito: “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.”

Mas isso não é tudo…

O que realmente vai transformar a sua vida são os investimentos inteligentes. Investir na poupança, fundos de renda fixa, CDB e outros produtos bancárias não levará você para o próximo nível.

Além de procurar as melhores alternativas de investimentos, invista regularmente no longo prazo. Bastam apenas R$ 100,00 mensais para começar, mas se você tiver menos do que isso também é possível ter ótimos resultados. Fazendo isso, você estará no caminho certo para atingir resultados surpreendentes.

>> Planilha: Simule agora quanto investir mensalmente para chegar à Liberdade Financeira

Planeje-se e faça acontecer.

Por que Evitar o Banco?

Para muitos, o mundo dos investimentos é algo complexo, cheio de informações e “economês”...

Isso é mentira!

Realmente, existe muita informação por aí. Mas a maioria delas é totalmente irrelevante.

A indústria financeira é projetada para que a população tenha essa crença de que investimentos são algo complicado, já que ela lucra com a ignorância da população.

Pense comigo: quanto mais as pessoas forem dependentes de um banco, mais ele lucrará em cima delas.

Corretoras e seguradoras não são diferentes. Elas vão oferecer para você os produtos que são melhores para os interesses delas. Então tome cuidado! Delegar totalmente a eles o seu futuro financeiro tem um custo muito alto.

 

A melhor saída é abrir uma conta em uma corretora de valores independente, assim você começará a encontrar os melhores investimentos.

>> Quadro Comparativo: veja qual é a corretora ideal para você.

Somente essa simples iniciativa já garante acesso a investimentos melhores, com uma boa rentabilidade e segurança.

Nesse momento, você já terá acesso a alternativas melhores do que a Caderneta de Poupança, Títulos de Capitalização, Fundos de Previdência Privada e demais produtos que apenas sugam a rentabilidade do seu dinheiro.

Mas tenha cuidado com as recomendações tendenciosas das corretoras e dos assessores de investimentos, uma vez que o salário deles depende das corretagens das suas aplicações. O ideal é que você mesmo tenha conhecimento das vantagens e riscos de cada investimento, para tomar as decisões mais adequadas para o seu futuro.

>> Quadro Comparativo: conheça os principais tipos de investimentos existentes no Brasil

Você deixaria um desconhecido cuidar das coisas mais importantes da sua vida, como amar a sua família, a sua mulher ou os seus filhos? Então, não permita isso com o seu dinheiro! Você e as pessoas que ama dependem do seu sucesso financeiro.

Por que Investir por Conta Própria?

Busque a sua Liberdade Financeira por conta própria por uma única e simples razão: você só vai chegar lá (e se manter lá) se aprender a cuidar do seu dinheiro sozinho.

Imagine se simplesmente a partir de hoje você dependesse única e exclusivamente dos benefícios do INSS para se aposentar.

Pensou?

Ficaria confortável com isso?

Você realmente acredita que os benefícios pagos pelo INSS serão suficientes para garantir um futuro com dignidade?

Pior ainda, muitas pessoas estão morrendo antes de se tornarem beneficiárias da Previdência Pública. Essas notícias não são nada animadoras…

Cientes desse cenário, os gerentes de bancos tentam de toda forma vender um produto que promete resolver esse problema: um plano de Previdência Privada.

Deposite uma pequena quantia todos os meses e em 30 anos resgatará o valor, maior do que o benefício do INSS… Parece boa ideia, certo?

ERRADO! Muito errado!

Os planos de Previdência Privada cobram taxas de administração altíssimas, taxas de carregamento e custos de saída do plano. No fim das contas, o banco ficará com a maior parte do seu rendimento.

A maioria dos planos de Previdência Privada no Brasil rende menos do que a miserável Caderneta de Poupança.

O seu plano de aposentadoria deve ser independente, gerido por você e deve atender os seus interesses.

>> Quadro Comparativo: conheça os tipos de previdências existentes no Brasil, quanto custam e quanto elas podem render no futuro.

É mais rentável, mais seguro e pode estar no seu controle!

Reflita sobre qual o tipo de aposentadoria é mais confiável: a pública, a privada ou a INDEPENDENTE?

Como ter Resultados Melhores?

A partir de agora, preste muita atenção no que você vai ler!

Aqui está talvez o maior segredo por trás do caminho rumo à Liberdade Financeira.

Para atingir a Liberdade Financeira, você deve ter resultados melhores do que a maioria das pessoas tem. Para isso, em primeiro lugar, faça as coisas diferente do que a maioria faz.

Pode parecer óbvio, mas, mesmo quando alertadas, muitas pessoas cometem os mesmos erros que todo mundo comete.

O principal erro da maioria é confundir investimento com especulação.

A única forma de ter lucros nos investimentos que permitirão comprar um imóvel à vista, ter um futuro confortável e conquistar seus maiores objetivos é ser dono de uma empresa que dê bons lucros, e a maneira mais fácil de fazer isso é através da bolsa de valores.

É nesse momento, porém, que as pessoas se perdem, pois especulam achando que estão investindo.

 

O especulador busca ganhos de curto prazo na bolsa de valores e acaba comprando ações sem nenhum critério. Ele apenas compra uma ação na crença de que o preço subirá rapidamente.

Aí é que mora o perigo!

Como o especulador não olha para os fundamentos da ação, ele age por emoções: quando o preço da ação cai, ele vende; quando o preço volta a subir, ele compra novamente. E esse ciclo se repete até chegar a um prejuízo irrecuperável e comprometer seu patrimônio.

>> Quadro Comparativo: conheça as estratégias de investimentos e descubra a que melhor se encaixa no seu perfil

Essa é a lógica que leva muitas pessoas a se traumatizar com o mercado de ações, pois entram achando que terão retornos rápidos e não é assim que acontece.

O jeito mais seguro de investir é comprando ações de boas e lucrativas empresas, independente da ação estar “na baixa” ou “na alta”.

Tenha a mentalidade de que, ao comprar uma ação, você estará comprando a participação em uma empresa, com objetivos de lucros constantes e visão de longo prazo. Não existe motivo para deixar de ser sócio de algo que dá lucros constantes.

Possuindo ações de uma empresa rentável, você receberá parte desse lucro na forma de dividendos, podendo reinvesti-los, aumentando ainda mais o seu patrimônio. Esse é o grande charme do investimento em ações: o poder de turbinar seus investimentos!

Princípio #1 para Triplicar os Lucros

Existe um pequeno e simples segredo que muda todo o jogo.

E atenção: poucas pessoas falam disso. E o pior, a maioria das pessoas que sabe disso não quer que você saiba.

Imagine a seguinte situação:

Você e um amigo compram no mesmo dia a ação da empresa A, por R$ 500,00.
Algum tempo depois, comparam os seus extratos. Para sua surpresa, enquanto você acumulou apenas R$ 3.274,00, o seu amigo, que seguiu o princípio #1, atingiu R$ 10.663,00. Um lucro 3x maior do que o seu!

Uma mesma ação, comprada pelo mesmo preço e no mesmo dia, gerou resultados MUITO diferentes. Acredite, não há truque, pegadinha ou nada ilícito aqui, trata-se apenas de um método, um princípio a ser seguido que é sustentado por três regras básicas: investimento contínuo + reinvestimento dos dividendos + tempo.

Este simples método pode não só dobrar, mas sim triplicar os seus lucros, como mostram os estudos de caso do vídeo abaixo.

>> Descubra agora quais foram as empresas usadas no estudo de caso.

O que é o Método GI.Way?

O GI.Way é o método GuiaInvest para alcançar a Liberdade Financeira.

É um método que ajuda pessoas comuns, de qualquer idade, gênero, profissão e classe social a alcançar a Liberdade Financeira de forma simples e consistente, sem precisar ser um especialista e nem depender de conselhos de terceiros.

O GI.Way é dividido em 4 fases que resolvem problemas específicos, de acordo com a situação financeira da pessoa.

São elas:

Se você já passou da Fase 2 ou acredita que falta pouco para chegar lá, convido a assistir a aula gratuita “Como trilhar o caminho rumo à sua Liberdade Financeira em 3 simples passos” onde explico com mais detalhes:

  • Como começar a investir de forma inteligente e com baixo risco;
  • Ter resultados consistentes em médio e longo prazo;
  • O conceito dos 3 potes (para ter recompensas em curto, médio e longo prazo);
  • E ainda construir um patrimônio suficiente para ter uma renda extra de R$ 3.000,00 a R$ 9.000,00 mensais no futuro;

Essa aula é perfeita para quem:

✓ Consegue guardar R$ 200 reais por mês para investir
✓ Ainda não sabe nada sobre investimentos
✓ Quer saber um caminho vencedor sem ser um especialista em finanças
✓ Quer alcançar a Liberdade Financeira de maneira segura, sem gastar muito tempo analisando ações na bolsa de valores

>> Você pode escolher o melhor horário para assistir à aula inscrevendo-se neste link!

A última e mais importante dica que posso deixar para você é: não deixe para dar esse primeiro passo amanhã.

Lembre-se sempre que se tratando de investimentos de longo prazo, o tempo é essencial. Quanto antes você começar, mais cedo começará a ver seus resultados concretos. Comece a planejar sua Liberdade Financeira hoje mesmo.

Um abraço e bons investimentos!

André Fogaça,
Cofundador do GuiaInvest

 




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração