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10 soluções dos Correios essenciais para quem vende pela internet

Companhia fez pesados investimentos ao longo de 2017 com o objetivo de ampliar a oferta e a qualidade de serviços para o e-commerce

Publieditorial, Correios,
iStock

O mercado brasileiro vive hoje um importante momento de otimismo, com a melhoria nos índices de atividade econômica, recuperação do emprego e, consequentemente, a retomada do consumo. Nesse contexto, o comércio eletrônico se destaca, com uma previsão de crescimento em 2017 entre 10% e 15%, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit. Para apoiar esse crescimento e fortalecer o ecossistema do ecommerce brasileiro, os Correios, principal fornecedor de soluções para quem compra e para quem vende pela internet, está investindo pesado.

Até 2020, a companhia investirá 108 milhões de dólares na implantação de novos sistemas automatizados de triagem. Duas novas máquinas já foram instaladas no Centro de Tratamento de Encomendas Cajamar, em São Paulo. Principal hub logístico dos Correios, com 70 mil metros quadrados, o Centro é responsável inclusive por cargas aéreas. Pelos menos outros 10 centros de tratamento dos Correios também receberam ou receberão ainda este ano atualizações do maquinário de triagem. Com a conclusão do projeto, os Correios passarão a contar com 19 sistemas de triagem automatizada de encomendas instalados nas principais cidades do país, o que corresponderá a uma capacidade de processamento total em torno de 220 mil encomendas por hora.

A empresa também implementou uma nova política comercial que alterou a forma de precificação e o relacionamento com o cliente. Agora, os serviços contam com uma matriz de preços e prazos baseadas em uma lógica de mercado, que considera corredores de negócios entre as cidades brasileiras, e não mais o conceito geográfico apenas. Além disso, os clientes têm acesso a pacotes de benefícios específicos para o e-commerce e foi lançado recentemente um pacote de serviços de encomendas específico para startups atuarem como marketplaces (sites onde várias empresas ou pessoas vendem seus produtos) tendo os Correios como parceiro logístico. Também foram feitas revisões nos preços de encomendas PAC e SEDEX em trechos que apresentaram alta competitividade e grande potencial de mercado, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Após 5 meses do lançamento da nova Política Comercial (maio a setembro), os Correios comemoram mais um resultado positivo: o tráfego de encomendas continua crescendo, acumulando um percentual de crescimento, entre os clientes que possuem contrato com os Correios, de 16% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Investimentos para suportar datas sazonais

Para atender ao aumento de volume gerado pela Black Friday e pelo Natal, os Correios contratarão cerca de 1.700 funcionários temporários neste período, além de novas linhas de transporte e intensificação nas ações de gerenciamento de risco da carga.

Esse é um período muito importante para o comércio eletrônico e saber dos serviços que os Correios oferecem é muito importante para que você, empreendedor ou executivo responsável pela área, planeje tudo muito bem e alcance os melhores resultados possíveis.

Conheça abaixo 10 soluções dos Correios que são essenciais para o sucesso no e-commerce:

Webservices de consulta ao CEP

As lojas virtuais podem se integrar com os Correios para que o comprador possa informar apenas o CEP ao cadastrar um endereço de entrega quando faz uma compra.

Webservices de Preços e Prazos

Integração com os Correios que permite que, ao informar o CEP, o frete seja calculado automaticamente.

Embalagens

Os Correios oferecem embalagens desenvolvidas para proporcionar uma entrega segura, à venda nas agências ou por meio da loja eletrônica. Os Correios também disponibilizam “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios” (clique aqui para acessá-lo), no site da empresa, onde estão todas as informações sobre o correto acondicionamento dos produtos e o padrão adequado das embalagens.

Pré-postagem eletrônica/Endereçamento

Os Correios oferecem ferramentas que facilitam o momento de preparação da encomenda antes de ela ser levada para uma agência. A loja tanto pode se integrar para a geração da etiqueta do serviço, fazendo uma pré-postagem que vai ser paga por meio de fatura, ou pode utilizar uma ferramenta de endereçamento e levar a encomenda para postagem à vista.

Opções de envio diversificadas

Os Correios oferecem diferentes modalidades de envio, que podem ser escolhidas pelo comprador de acordo com sua necessidade, como SEDEX, para quem tem pressa, e PAC, para quem deseja economia.

Rastreamento em tempo real

Outra novidade dos Correios é o aperfeiçoamento de seus mecanismos de rastreamento de encomendas, com a distribuição, até o final deste ano, de 58 mil smartphones a carteiros para que a confirmação das entregas se dê em tempo real. Isso vai incrementar o sistema que já existe hoje, de monitoramento ponta a ponta.

Pagamento na entrega

Os Correios oferecem a opção de entregar o produto condicionada ao pagamento de um valor definido pelo remetente.

Logística Reversa

O comprador quer devolver ou trocar o produto. E agora? Os Correios oferecem várias opções para o serviço de logística reversa.

Correios Log+

As empresas também podem se aproveitar da tendência de logística colaborativa, que consiste, resumidamente, na utilização dos mesmos recursos por empresas diferentes, com o objetivo de reduzir custos. Nesse sentido, os Correios oferecem o Correios Log+, para armazenagem e atendimento dos pedidos do e-commerce.

Exporta Fácil

Há 15 anos, os Correios, em parceria com outras instituições públicas brasileiras, apoiam MPEs que desejam exportar, levando desenvolvimento a todos os cantos do país. O serviço foi criado para atender, principalmente, pequenos e médios empresários, mas está disponível para empresas de todos os portes. Além de oferecer rapidez no processo de desembaraço aduaneiro, outra vantagem do Exporta Fácil é que ele permite exportações de qualquer cidade do Brasil, mesmo daquelas onde não há presença física da Aduana.




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