Mais comentada

10 soluções dos Correios essenciais para quem vende pela internet

Companhia fez pesados investimentos ao longo de 2017 com o objetivo de ampliar a oferta e a qualidade de serviços para o e-commerce

Publieditorial, Correios,
iStock

O mercado brasileiro vive hoje um importante momento de otimismo, com a melhoria nos índices de atividade econômica, recuperação do emprego e, consequentemente, a retomada do consumo. Nesse contexto, o comércio eletrônico se destaca, com uma previsão de crescimento em 2017 entre 10% e 15%, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit.

Para apoiar esse crescimento e fortalecer o e-commerce brasileiro, os Correios, principal fornecedor de soluções para quem compra e para quem vende pela internet, está investindo pesado.

Até 2020, a companhia investirá 108 milhões de dólares na implantação de novos sistemas automatizados de triagem. Duas novas máquinas já foram instaladas no Centro de Tratamento de Encomendas Cajamar, em São Paulo. Principal hub logístico dos Correios, com 70 mil metros quadrados, o Centro é responsável inclusive por cargas aéreas. Pelos menos outros 10 centros de tratamento dos Correios também receberão ainda este ano atualizações do maquinário de triagem. Com a conclusão do projeto, os Correios passarão a contar com 19 sistemas de triagem automatizada de encomendas instalados nas principais cidades do país, o que corresponderá a uma capacidade de processamento total em torno de 220 mil encomendas por hora.

A empresa também implementou uma nova política comercial que alterou a forma de precificação e do relacionamento com o cliente. Agora, os serviços contam com uma matriz de preços e prazos baseadas em uma lógica de mercado, que considera corredores de negócios entre as cidades brasileiras. Além disso, os clientes têm acesso a pacotes de serviços para o e-commerce. Recentemente foi lançado um pacote de serviços de encomendas específico para startups atuarem como marketplaces (sites onde várias empresas ou pessoas vendem seus produtos) tendo os Correios como parceiro logístico.

Após 6 meses do lançamento da nova Política Comercial os Correios comemoram mais um resultado positivo: o tráfego de encomendas continua crescendo, acumulando um percentual de 13% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Investimentos para suportar datas sazonais

Para atender ao aumento de volume gerado pela Black Friday e pelo Natal, os Correios contratarão cerca de 1.700 funcionários temporários neste período, além de novas linhas de transporte e intensificação nas ações de gerenciamento de risco da carga.
Esse é um período muito importante para o comércio eletrônico e saber dos serviços que os Correios oferecem é muito importante para que você, empreendedor ou executivo responsável pela área, planeje tudo muito bem e alcance os melhores resultados possíveis.

Conheça abaixo 10 soluções dos Correios que são essenciais para o sucesso no e-commerce:

Pacotes de serviços de encomendas para o e-commerce

Em função da importância do mercado de comércio eletrônico, para o Brasil e para os Correios, foram disponibilizados pacotes específicos para as empresas que atuam no e-commerce, com preços mais atrativos para o envio rápido pelo SEDEX, para quem tem pressa, e PAC, para quem deseja economia.

Gerenciamento de postagem

Os Correios oferecem facilidade e rapidez na preparação das postagens e gestão das informações sobre as encomendas postadas. Além de proporcionar consulta online do CEP, endereçamento padronizado, rastreamento, relatórios gerenciais entre outras funcionalidades.

As lojas virtuais podem se integrar com os Correios para que o comprador possa informar apenas o CEP ao cadastrar um endereço de entrega quando faz uma compra e também calcular o frete automaticamente.

Clique e Retire

A funcionalidade, conhecida no mercado de comércio eletrônico como “Click & Collect”, consiste na retirada de encomenda nas mais de 6,7 mil agências dos Correios, em todo o Brasil, por compradores que manifestarem essa preferência na compra online, sem cobrança adicional.

Como funciona? O cliente realiza compra na loja virtual que tenha essa funcionalidade cadastrada e a encomenda é encaminhada para a agência escolhida pelo comprador, que recebe notificação por SMS sobre a disponibilidade do seu pedido. O número de telefone celular pode ser cadastrado no site e atualizado no portal dos Correios.

Rastreamento em tempo real

Outra novidade dos Correios é o aperfeiçoamento de seus mecanismos de rastreamento de encomendas, com a distribuição, até o final deste ano, de 58 mil smartphones a carteiros para que a confirmação das entregas se dê em tempo real. Isso vai incrementar o sistema que já existe hoje, de monitoramento ponta a ponta.

Pagamento na entrega

Os Correios oferecem a opção de entregar o produto condicionada ao pagamento pelo destinatário no momento da retirada da encomenda nas agências dos Correios.

Logística Reversa

O comprador quer devolver ou trocar o produto. E agora? Os Correios oferecem várias opções para o serviço de logística reversa.

Correios Log+

As empresas também podem se aproveitar da tendência de logística colaborativa, que consiste, resumidamente, na utilização dos mesmos recursos por empresas diferentes, com o objetivo de reduzir custos. Nesse sentido, os Correios oferecem o Correios Log+, solução completa de logística para o e-commerce, desde a armazenagem e atendimento dos pedidos até o pós-venda.

Embalagens

Os Correios disponibilizam “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios” (clique aqui para acessá-lo), no site da empresa, onde estão todas as informações sobre o correto acondicionamento dos produtos e o padrão adequado das embalagens.
Os Correios oferecem também embalagens desenvolvidas para proporcionar uma entrega segura, à venda nas agências ou por meio da loja virtual dos Correios.

Importa Fácil

Ficou mais fácil receber suas encomendas internacionais!
Os Correios, em parceria com a Receita Federal, criaram uma plataforma eletrônica que irá garantir celeridade e comodidade no recebimento de remessas internacionais, além de proporcionar maior segurança tanto para quem compra quanto para quem vende. Saiba mais: https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/importa-facil

Exporta Fácil

Há 15 anos, os Correios, em parceria com outras instituições públicas brasileiras, apoiam MPEs que desejam exportar, levando desenvolvimento a todos os cantos do país. O serviço foi criado para atender, principalmente, pequenos e médios empresários, mas está disponível para empresas de todos os portes. Além de oferecer rapidez no processo de desembaraço aduaneiro, outra vantagem do Exporta Fácil é que ele permite exportações de qualquer cidade do Brasil, mesmo daquelas onde não há presença física da Aduana.