Mais comentada

Livro traz guia prático sobre como fazer uma pesquisa de marketing

Fazer uma boa pesquisa de marketing é essencial para aqueles profissionais e empreendedores que desejam compreender o mercado

Redação, Administradores.com,
Divulgação

Fazer uma boa pesquisa de marketing é essencial para aqueles profissionais e empreendedores que desejam compreender o mercado, entender seus consumidores e desenvolver as melhores estratégias. Foi por isso que os professores Walter Nique, Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Wagner Junior Ladeira, professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPG) da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), se juntaram para escrever o livro Como Fazer Pesquisa de Marketing.

Premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, a obra é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing. Seu conteúdo traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório final.

O livro apresenta, ainda, várias abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, preocupando-se com as definições e o uso de técnicas de amostragem. A obra também conta com material suplementar e videoaulas com acesso on-line como suporte aos estudantes.

Como Fazer Pesquisa de Marketing é livro-texto para as disciplinas Pesquisa de Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião e Pesquisa Social dos cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda e Comunicação Social. E uma obra de consulta para profissionais das áreas de marketing, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião, publicidade e propaganda e relações públicas.

Sobre os autores

Walter Nique possui graduação em Administração, mestrado em Administração pela Universidad de Chile e doutorado de Estado em Ciências da Administração pela Université Pierre Mendès-France – Grenoble – França. É Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1976 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Secretário de Estado do Planejamento da Administração do Rio Grande do Sul e Secretário de Estado dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento do Consumidor e Negócios Internacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Marketing, Satisfação, Consumidor, Valores e Comparação de Culturas.

Wagner Junior Ladeira possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Consultor de pesquisa de mercado. Possui mais de cem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais na área de Marketing. Leciona cursos relacionados a técnicas de pesquisa, como Elaboração de Experimentos, Análise Fatorial, Análise de Cluster, Análise de Discriminante, Modelagem de Equações Estruturais, Regressão Múltipla, Escalonamento Multidimensional e Meta Análise. Recebeu em 2011 e 2017 o prêmio de excelência Highly Commended no Emerald Literati Awards, Emerald Group Publishing.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração