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App de delivery online ‘aiqfome’ busca licenciados no interior do Brasil

Presente em 125 cidades do interior do País, plataforma é opção para quem quer empreender

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O aiqfome, terceira maior plataforma de delivery online no Brasil, está em expansão para todo o interior do País. Presente em 125 cidades, com mais de 5 mil restaurantes cadastrados em oito Estados, a empresa segue de olho em novas regiões, com a meta de chegar a 200 municípios até o final do ano.

Seguindo a linha da americana Grubhub e da europeia Delivery Hero, que faturam milhões por ano e são cotadas na bolsa de valores, o aiqfome, empresa nascida no Paraná, quer abocanhar uma fatia maior desse mercado chegando onde os grandes ainda não se firmaram: os pequenos municípios.

Diferente do líder Ifood e do Pedidosjá, que aparece em segundo lugar no mercado nacional, o aiqfome ocupa a terceira posição no nicho de delivery online no Brasil sem focar nas grandes capitais. “Os dois maiores nomes não conseguiram se firmar ainda nas cidades de pequeno e médio porte da maneira que fizeram nas capitais do País e é aí que nós crescemos”, diz Igor Remigio, CEO da franquia.

Um nicho de mercado focado em um consumidor sedento por praticidade e qualidade no serviço na hora de matar a fome. As empresas de delivery aparecem como salvadoras para quem não tem tempo, está cansado demais para sair, ou simplesmente quer saborear algo diferente. E as plataformas de delivery online facilitam ainda mais o encontro de quem quer receber comida em casa ou no trabalho com os restaurantes que estão interessados em usar a internet como plataforma de vendas.

Centenas de estabelecimentos oferecem cardápios completos e descrições que o cliente não teria via telefone – afinal, linhas ocupadas ou a falta de tempo de atender o telefone justo no instante em que o cliente ligou pode fazê-los perder vendas. De olho em atender os anseios de um público jovem, com idade entre 18 e 34 anos, que vive conectado à internet, esse é um modelo de negócio em franca expansão.

Como vencer a concorrência dos grandes?

A aposta da empresa nascida em Maringá (PR) é investir em um modelo de negócio diferenciado: um sistema de licenciamento em que a empresa se conecta a empreendedores interessados em levar a operação do aiqfome para suas cidades atuando como agente local, criando um vínculo direto com os restaurantes. Além disso, os estabelecimentos não têm que pagar uma taxa mensal para se cadastrarem na plataforma, como a que é cobrada pelo Ifood. Os ganhos vêm do percentual cobrado em cima do pedido realizado via aplicativo ou site – ou seja, se não vendeu nada usando a ferramenta, o restaurante não tem que pagar nada.

Essa maneira de trabalhar acaba atraindo os estabelecimentos e facilita a vida do licenciado e é basicamente desse bom relacionamento entre a empresa e os donos dos restaurantes que depende o crescimento da empresa. As plataformas de delivery chegam a representar 40% das vendas totais de alguns deles e a expectativa é que esse percentual aumente, estreitando ainda mais a relação de parceria. A meta do aiqfome é estar em todas as cidades do Brasil com mais de 50 mil e menos de 300 mil habitantes e oferecer a melhor experiência de compra online do mercado brasileiro, com a promessa de ser a melhor ferramenta do mercado para aumentar as vendas dos restaurantes parceiros.

O investimento para conseguir o licenciamento varia conforme o porte da cidade (de R$ 20 mil para município com até 80 mil habitantes a R$ 55 mil para aqueles com mais de 300 mil e menos de meio milhão de moradores). “Como nossa missão é o crescimento rápido, nossa taxa de licenciamento é extremamente baixa e acessível. É um modelo de negócio que não tem limites e há interessados até mesmo em cidades menores, com 30 mil habitantes”, afirma Michael Silva, diretor de expansão do aiqfome.

A questão da experiência do usuário também é levada a sério e é um diferencial. Assim como nos concorrentes, pelo site ou aplicativo (disponível para Android e para iOS) quem quer pedir comida pode escolher entre diversos restaurantes rapidamente e saber qual o horário de atendimento, o endereço, além de ter acesso a avaliações feitas por outros clientes. Mas a combinação da linguagem utilizada para se comunicar com o público até a apresentação do serviço construída por designer, programadores e equipe de marketing, tudo contribui para fidelizar a clientela - o aiqfome é o aplicativo de delivery online melhor avaliado tanto entre usuários do sistema Android (4,7 estrelas) quanto do Ios (5 estrelas), com uma classificação superior à do gigante Ifood.

Por isso, a concorrência não assusta o “pequeno notável”, que enxerga no potencial de crescimento do mercado a motivação necessária para seguir conquistando cidade após cidade. “Nosso maior concorrente não está entre as outras plataformas de delivery: é o telefone. Mas isso vem mudando rapidamente e, nos Estados Unidos, em apenas cinco anos, o delivery online já superou a quantidade de pedidos feitos de maneira tradicional”, afirma o CEO do aiqfome.

Confira a entrevista com o CEO do aiqfome Igor Remigio:



Como investir?


Quando o candidato a franqueado acessa a página, tem disponível um plano de negócios detalhado, acompanhado pela proposta de licenciamento com a “divisão de tarefas”: a empresa fornece treinamento e fica responsável por toda a parte técnica de suporte, aprimoramento das ferramentas e criação de campanhas de marketing, enquanto o licenciado tem a missão de visitar os restaurantes, oferecer o serviço, fazer o cadastro e acompanhar de perto “in loco” para que a parceria com os estabelecimentos seja forte e duradoura. Bruno Vaz é licenciado do aiqfome em Sobral, no Ceará, desde agosto de 2017 e adquiriu a licença de mais oito municípios no primeiro semestre de 2018. “Para 2019 pretendemos adquirir uma cidade por mês”, conta.

Entre os motivos do otimismo, ele destaca a rapidez no retorno que teve logo nos primeiros contatos e o suporte que recebe da empresa. “Eles meio que advinham o que a gente vai solicitar. Quando vamos enviar alguma pergunta, a resposta já está disponível a todos os franqueados”. Para Vaz, o retorno do investimento veio em pouco mais de três meses de operação.

Opção de Renda Extra

Vinícius Neto é cirurgião dentista em Teófilo Otoni (MG), mas sempre teve vontade de investir em outro setor. “Já havia feito outros negócios, no entanto, a inexperiência em administrar fez com que eu não conseguisse avançar com os empreendimentos, mas a proposta do licenciamento somaria meu entusiasmo e minha dedicação com o conhecimento da empresa para alcançar o sucesso no negócio”.

Hoje, assim como muitos licenciados, segue trabalhando atendendo como dentista e leva a captação de clientes para a plataforma de delivery de maneira paralela. “E ainda aproveitei o know-how de mercado que o aiqfome proporcionou para abrir minha própria hamburgueria”, conta, animado.

O início



O aiqfome nasceu em 2007, depois que a fundadora, Steph Gomides, decidiu criar uma solução para algo que detestava fazer: ter que ligar para pedir comida em casa. A ideia era se livrar das linhas ocupadas, atendentes mal-humorados e da demora no atendimento, além de poder ter disponível todas as opções do cardápio sem ter que perguntar tudo pelo telefone. Inspirada por um site de delivery americano, ela decidiu implementar o mesmo conceito no Brasil contratando, junto com o marido e CEO da empresa, um desenvolvedor. “O aiqfome era inovador para seu tempo, então demorou a deslanchar. Para se ter uma ideia, o principal nome do mercado de delivery do Brasil, o iFood, foi fundado em 2011”, conta Steph. Mas com a mudança de hábitos trazida pela tecnologia, a empresa conseguiu um crescimento exponencial nos últimos três anos e atualmente tem quase 200 mil “fominhas” (como são chamados os usuários) cadastrados.

Para saber mais sobre como se tornar um licenciado acesse: licenciamento.aiqfome.com