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7 dicas para tornar o Instagram um canal efetivo de negócios e vendas

Com a opção de perfil comercial e a quantidade de métricas fornecidas pelo Instagram, não restam dúvidas de que a rede social pode ser sim um canal efetivo de vendas para qualquer um

Thamiris Rezende, Administradores.com,
iStock

Apesar do crescimento acelerado, o Instagram ainda é uma incógnita para muitas marcas e empresas, afinal, a rede social surgiu com a proposta de gerar conteúdos a partir de imagens, o que não significa que apenas empresas do segmento de moda, gastronomia ou qualquer outro serviço com apelo visual tenham espaço na rede.

Totalmente engajados a tornar o Instagram uma rede social de negócios, em agosto de 2016 uma nova versão da plataforma lançou a opção de “perfil comercial”, onde é possível ter acesso à métricas como: perfil de seguidores com números de gênero e idade, local onde estão os seguidores, tempo médio que os seguidores ficam no Instagram e os dias da semana que estão mais ativos, além de números de alcance de cada foto, cliques no site e comparativos semanais.

Com a opção de perfil comercial e a quantidade de métricas fornecidas pelo Instagram, não restam dúvidas de que a rede social pode ser sim um canal efetivo de vendas para qualquer um, basta saber usar a ferramenta de forma estratégica.

Veja algumas dicas de como tornar a rede social um canal de vendas:

Perfil: por ser uma rede social mais despojada, o Instagram disponibiliza 150 caracteres para descrição da atividade do negócio. Seja breve e criativo. Outro ponto importante é deixar os seus principais contatos à vista. Independente se a empresa é comércio ou serviço, deixar o site da marca no hiperlink é muito importante para gerar tráfego no seu principal canal de conversão de negócios, o site.

Fotos e imagens: independentemente da área de atuação da empresa, ser criativo é pré-requisito para quem deseja ter sucesso no Instagram. Produza fotos próprias, crie artes e infográficos (uma ótima opção para quem trabalha com prestação de serviços) e grave vídeos. O foco principal de toda e qualquer publicação deve ser compartilhar informação útil ao seu seguidor para em um segundo momento efetivar a venda. Por exemplo: se você está vendendo uma camisa branca, fotografe-a em diferentes produções, ensine seu seguidor a usá-la de diferentes formas, fale de tendências de moda para então chegar na venda!

Hashtags: o uso das tags é bastante efetivo no Instagram, portanto use-as, porém com moderação, assim você atingirá um público qualificado e interessado no seu trabalho. O indicado é o uso de no máximo 5 hashtags por foto.

Atendimento ao cliente: esteja sempre de olho e seja rápido nas respostas aos clientes, pois ninguém gosta de esperar semanas para ter uma informação de um produto ou serviço. Interaja com qualquer tipo de comentário, inclusive os positivos. Acostumados a gerir crises, muitas vezes só damos atenção às reclamações ou dúvidas.

Periodicidade: criar uma rotina de postagens é muito importante para conseguir alavancar seus negócios por meio das redes. Crie um planejamento de temas, produza as fotos e artes com antecedência, assim nunca perderá o timing de uma ação ou ficará ausente da rede social.

Identidade visual: a cara das suas redes sociais devem ser a mesma da empresa. O uso da logomarca no perfil é indispensável. Use uma marca d’água com o logo para padronizar as imagens, pois isso deixa o perfil ainda mais profissional.

Estude as métricas: os números fornecidos pelo Instagram são muito importantes e se bem avaliados podem ser um trampolim para o crescimento do negócio na rede social. Estude as métricas, interprete o melhor horário para postagens, os dias estratégicos para divulgação de cada tipo de produto/serviço e planeje-se com base em dados concretos.

Antes de se tornarem canais efetivos de vendas, as redes sociais eram canais de branding, ou seja, a preocupação com a imagem que você passa ao consumidor ainda deve estar bastante forte em você.

Coloque sua verdade e conhecimento nas redes sociais e com certeza impactará o público-alvo.

*Thamiris Rezende é jornalista, especialista em social media e diretora de comunicação da HUG Comunicação Corporativa

 




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