Conteúdo para Redes sociais: o poder dessa ferramenta para promover o seu negócio entre todos os públicos

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Youtube. Já escolheu o melhor canal para conversar com seu público?

Elaine Rodrigues e Renata Brito, Administradores.com,
istock

Atualmente as mídias sociais vão muito além de uma interação com a rede de amigos. No mundo dos negócios, essa ferramenta tem o poder muito forte de divulgação e consequentemente no aumento de leads para as marcas, já que se o consumidor utiliza esses recursos é esperado que a empresa também esteja presente nas redes sociais.

O brasileiro lidera o ranking quando o assunto é utilização das redes sociais. São mais de 1 bilhão de pessoas no mundo conectadas a elas. Pesquisa da Nielsen, provedora global de informações e insights, apontou que 68% dos usuários de redes sociais tem o desejo de dar opiniões sobre os produtos e serviços consumidos.

Com o crescimento do marketing digital é necessário que as empresas se adaptem a esse novo cenário, pois para que sua página alcance o resultado esperado não basta ter apenas um perfil. É necessário que essa página seja ‘alimentada’ com frequência, atualizando informações dos serviços oferecidos pela empresa, além de estar em constante comunicação com os consumidores, tirando dúvidas, respondendo críticas e sugestões. Enfim, é preciso ter um conteúdo rico para proporcionar engajamento de seus fãs.

Facebook, Instagram e Twitter são os canais de comunicação mais populares, ou seja, são ferramentas que se tornaram indispensáveis para qualquer marca, principalmente por criar laços de relacionamento com o cliente. Porém, recentemente, o Youtube vem se destacando com a divulgação de conteúdos em vídeos, grande tendência do mercado digital. Nesses canais é possível que a empresa promova o seu negócio de forma gratuita ou com anúncios pagos atraindo ainda mais visibilidade.

Gestão de conteúdo

De qualquer forma e independente do canal a ser utilizado uma boa gestão de conteúdo é fundamental para que os resultados a serem implantados pelo marketing digital sejam assertivos. Para isso, é importante que uma equipe de Assessoria de imprensa auxilie na produção de textos, roteiros, vídeos, posts que estejam alinhados com a estratégia e o planejamento previsto para as ações da marca. Uma equipe multidisciplinar envolvendo jornalistas e publicitários ajudará a potencializar as ações para a marca.

Vale lembrar que nem sempre é válido estar presente em todas as mídias, com um planejamento estruturado é possível visualizar qual rede é mais interessante para o momento que o negócio está vivendo e com o tempo agregar novas formas de comunicar.

Conteúdo de qualidade também requer investimento

Não é porque o conteúdo produzido para as redes sociais é rico e de qualidade para o público que o mesmo não deve ser impulsionado por meio de investimentos em anúncios patrocinados, por exemplo.

Há uma infinidade de possibilidades que podem ser adotadas para evidenciar uma marca/negócio, basta definir o objetivo, alinhar os filtros necessários e começar a explorar. Definir uma verba de publicidade para esse tipo de ação potencializa toda a comunicação da marca e não pode ficar de fora de toda a estratégias de comunicação pré-definida para determinado período.

O poder das #hashtags

E para quem quer se inserir no mundo das redes sociais não pode deixar de fora as hashtags. Popularmente conhecida como jogo da velha (#), é um símbolo que auxilia na compilação de publicações de determinado assunto, assim, o usuário consegue encontrar de forma rápida tudo que foi falado na rede social sobre o tema, tornando-se ainda mais imprescindível. Basta escrever a palavra-chave (como nome da empresa, produto e serviço, por exemplo), antecedida pelo ‘jogo da velha’.

Escolher a palavra certa para evidenciar a sua marca e seu produto está diretamente relacionado com o sucesso nas rede sociais, por isso é importante aliar bons profissionais para que realizem estudos que ajudem a identificar o caminho ideal.

A hashtags também pode ajudar a potencializar o compartilhamento de matérias publicadas em links de Tvs, revistas e impressos. Apesar de fazerem parte de mídias off-line, essas ferramentas também possuem relevância para mostrar a credibilidade da marca no mercado.

Independente do caminho a seguir, criar conteúdos que o seu consumidor quer saber já é uma realidade para quem quer andar lado a lado com seu público-alvo, portanto, movimente-se, monte um time estruturado, escolha omelhor canal para começar e faça a sua marca aparecer!

Elaine Rodrigues é jornalista e assessora de imprensa. Renata Brito é jornalista e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, agência de assessoria de comunicação especializada em franchising e empreendedorismo, desde junho/2013.