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Entenda o que é QR Code e como essa tecnologia pode ser útil para sua empresa

Estudo mostra que 27% dos consumidores da América do Norte e Europa ativam QR Code; veja seis dicas para turbinar as campanhas de marketing com a ferramenta

Redação, Administradores.com,
Shutterstock

Aqueles símbolos cheios de pixels em preto e branco até podem parecer antiquados, mas a sua funcionalidade é bem contemporânea. A codificação Quick Response (QR) foi desenvolvido por uma empresa japonesa nos idos de 1994 e consiste em um código de barras bidimensional que pode ser lido por qualquer gadget equipado com uma câmera e um aplicativo específico. E o melhor: a Denso-Wave, empresa que desenvolveu o padrão, resolveu abri-lo para uso gratuito, sem receber royalties.

Com isso, diversos usos podem ser feitos do QR Code, incluindo campanhas de marketing. No início de 2012, a empresa Rei do Mate lançou uma campanha totalmente baseada em QR Code, com o tema do filme Alvin e os Esquilos. Consistiu em um concurso cultural onde o código foi impresso em 2 milhões de copos; quando escaneado, o QR Code levava o usuário diretamente à página do concurso.

O catálogo digital da Submarino também pode ser acessado via QR Code, onde são oferecidos descontos de até R$ 30 reais aos clientes que fizerem compras através do catálogo. Outra ação está sendo desenvolvida pela Credeal, que está imprimindo o código no material escolar, para aproveitar o período de volta às aulas.

rei do mate alvin e os esquilos
(imagem: reprodução/Rei do Mate)


Adoção

De acordo com o relatório Quick Response (QR) divulgado pela Pitney Bowes, os códigos de resposta rápida estão ganhando aceitação cada vez maior entre os consumidores da América do Norte e Europa. O uso do código QR como relatado por mais de 5 mil consumidores entrevistados é de 15% em média, e de até 27% entre os consumidores na faixa etária entre 18 e 34 anos de idade.

A pesquisa procurou saber se os usuários entrevistados já tinham usado códigos QR e onde. Os resultados mostram que, em média, a maioria dos códigos foram capturados de impressos. Revistas incentivam altos níveis de interação com o código QR (15%), seguido por correio e embalagens (ambos com 13%), cartazes (10%), Web site (8%), e-mail (5%) e TV (4%).

QR Code e Marketing

No caso de impresso transacional como faturas e extratos, a adição de códigos QR pode ajudar as empresas a entregar ações tangíveis, agregando valor à peça. Por exemplo, um código QR em uma conta de serviço público pode levar o cliente diretamente para um site de pagamento seguro na Web. A conta é então imediatamente paga com a confirmação do valor.

Um aplicativo de mala direta pode apresentar clientes selecionados com um convite para ler o QR code para mais detalhes. Uma vez digitalizado, o código leva o cliente para uma página da Web personalizada onde sua fidelidade é reconhecida e recompensada com uma oferta adequada.

Há dois elementos convincentes desta ferramenta de marketing emergente:

1. O QR Code cruza os canais tradicionais e digitais, agregando valor a ambos e é entregue através de um canal móvel, que está se tornando rapidamente o canal preferido entre os consumidores. Os consumidores responderam mais códigos QR encontrados em revistas, em embalagens e em malas direta. Uma vez ativado corretamente, os códigos QR portam o consumidor para uma agradável experiência digital. A recompensa para os consumidores pode ser em cupons especiais, mais informações ou pontuação em programas de fidelidade.

2. Os códigos QR, quando implementados como parte de uma campanha de marketing coesa são altamente mensuráveis, dando uma visão transparente de como o consumidor viaja pelos canais, podendo chegar até uma transação ou, pelo menos, chegar a uma prazerosa experiência com a marca.

De acordo com a Forrester Research, em 2010, apenas 1% dos adultos nos EUA, com telefone celular, tinha usado o leitor de código de barras 2-D, em 2011, esse número subiu para 5%. E a tendência é aumentar cada vez mais, já que a previsão para 2016 e que 1 bilhão de consumidores tenham smartphones. 

"Os consumidores tornaram-se condicionados a fazer as coisas na ponta dos dedos e os códigos QR são um recurso que permite fácil acesso a cupons e ofertas ", disse Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil. "Os profissionais de marketing caminham em direção a mensuração de resultados de suas campanhas em tempo real e os códigos QR mostram como os consumidores mudam de atitude de um canal para outro. Se você é uma loja de noivas local ou uma marca multinacional de produtos embalados, os códigos QR são uma nova ferramenta de marketing mensurável que está ganhando força com os consumidores".

Dicas

Confira abaixo seis dicas para os profissionais de marketing implementarem os códigos QR em campanhas:

  1. Concentre-se em peças impressas, como anúncios em revistas ou embalagens;
  2. Anexar uma mensagem que comunique valor ao cliente na leitura do código;
  3. Ofereça uma página de desembarque mobile amigável
  4. Use QR Code para integrar seus programas de marketing digital e físico
  5. Meça e analise os resultados
  6. Reconheça, agradeça e recompense seus clientes





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