Lançado primeiro livro sobre a Libertadores

“Libertadores - paixão que nos une” é uma obra completa sobre o mais tradicional torneio de futebol da América Latina

Redação, www.administradores.com,

Publicado pela Cultura Sustentável, com o patrocínio da Bridgestone, o livro “Libertadores - paixão que nos une”, que retrata a história completa do mais importante torneio de futebol interclubes das Américas, foi lançado no dia 21 de fevereiro de 2014 no Museu do Futebol de São Paulo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu. Completando a noite, o goleiro campeão da Libertadores, Marcos, participou de um talk show, para jornalistas e convidados, juntamente com o autor do livro, Nicholas Vital.
 
O livro é dividido em quatro partes. A introdução mostra a história do campeonato, os grandes craques e o domínio argentino e brasileiro desde as primeiras décadas até
os dias de hoje. A segunda parte da obra retrata, ano a ano, os principais destaques e curiosidades de todas as edições da Copa Libertadores. Já o terceiro bloco traz ao leitor os infográficos, com dados detalhados de tudo o que o apaixonado por futebol gostaria de saber sobre a Libertadores.
 
Nomes dos artilheiros desde 1960, dos técnicos, do time que teve mais vitórias e dos que participaram de mais campeonatos são algumas das curiosidades apresentadas.
 
O autor do livro, que passou pelas revistas Placar, IstoÉ Dinheiro e Exame, dedica o capítulo final a informações sobre a empresa no Brasil e no mundo e ao projeto social “Escolinha de Futebol Bridgestone”. Realizada em Santo André-SP e Camaçari-BA, esta ação nasceu para dar suporte e auxílio na educação, lazer e recreação das crianças e adolescentes de escolas públicas do entorno das fábricas da empresa. Todas as fotos deste capítulo são de Caio Vilela, o principal fotógrafo de futebol de rua do Brasil.
 
“No livro Libertadores - paixão que nos une, a filosofia e conceitos da Bridgestone estão representados nas histórias de superação, garra e determinação de todos os times, atletas e treinadores que participaram da competição e trilharam o caminho do sucesso, sagrando-se campeões”, comenta Ariel Depascuali, Presidente e Diretor-Geral da Bridgestone Brasil.  “Estamos orgulhosos de colaborar com esse glorioso projeto”.
 
Nicholas Vital diz que teve dificuldade em captar as imagens do início do campeonato, já que os times brasileiros tiveram pouca participação entre as décadas de 60 e 80. Segundo ele, isso pode explicar o fato de não ter existido até agora uma obra completa que retrate ano a ano o principal Campeonato da América Latina.
 
“O trabalho de pesquisa foi árduo. A principal dificuldade foi encontrar as fotos antigas e conseguir autorização de uso de imagem. Esse trabalho, realizado pelo editor de fotografia Alexandre Battibugli, foi fundamental. Os infográficos também consumiram um bom tempo, pois não existe nenhuma fonte que possua todos os dados desde 1960 até 2013. Fiz o levantamento na mão e tive a ajuda do Milton Toller para transferir as informações para os gráficos”, revela o autor.
 
Em suas 304 páginas, o leitor encontrará muito mais que história e dados classificatórios. O livro conta com várias imagens inéditas, depoimentos marcantes de jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas que revelam os bastidores, mitos e curiosidades desconhecidas da Copa Bridgestone Libertadores.
 
“Este livro é um encontro harmonioso entre o texto detalhado de Nicholas Vital, as imagens históricas cedidas pela CONMEBOL e as incríveis imagens do apaixonado por futebol e fotógrafo esportivo Alexandre Battibugli. Sinto-me honrada em participar desse resgate histórico e cultural jamais visto sobre a Libertadores”, revela a diretora da Cultura Sustentável, Ana Carolina Xavier.
 
A obra é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com apoio do Ministério da Cultura e do governo do Estado de São Paulo. O livro estará disponível gratuitamente para download a partir de 15 de abril na plataforma IOS. O conteúdo impresso será distribuído no lançamento para convidados, jornalistas, jogadores e dirigentes de clubes.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores