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Por que profissionais de Marketing devem saber sobre Big Data Analytics?

Grande parte dos profissionais de marketing não estão preparados para extrair mais resultados do volume de dados que geram através de seus canais de aquisição de clientes

Publieditorial,
iStock

Nós aqui na AdFácil temos trabalhado e acompanhado há bastante tempo profissionais de marketing em empresas de todos os tamanhos. Já ajudamos desde empresas com uma verba modesta de investimento até grandes organizações com um time robusto que suportava toda a operação.

De modo geral, o que temos notado é que grande parte dos profissionais de marketing não estão preparados para extrair mais resultados do volume de dados que geram através de seus canais de aquisição de clientes, ou seja, estão deixando dinheiro na mesa com campanhas ou ações de marketing que não dão resultados.

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É normal ouvir dos diretores destas empresas que o departamento de marketing não consegue demonstrar como está impactando na receita da empresa. Afinal de contas os gestores não sabem como fazer a conexão entre as ações de marketing com os resultados no pipeline de vendas.

Com tantas ferramentas e tecnologias, porquê isso ainda acontece?

Os gestores de marketing não sabem o que fazer com os dados gerados por suas campanhas através de diversas ferramentas que deveriam estar ali para auxiliar.

Essas múltiplas ferramentas de marketing que os profissionais utilizam dificultam a possibilidade de análise de dados pelo fato de que, na grande maioria das vezes, elas não conversam entre si.

Dessa forma, os dados ficam soltos sem fazer sentido nem contribuir em nada para as ações e crescimento da empresa. O que gera um grande desperdício de tempo e de dinheiro, além da equipe ficar perdida entre os achismos de qual tipo de ações gera retorno para a organização.

Em média 90% do processo de decisão de compra acontece antes do cliente chegar até um vendedor!

Um exemplo claro da dificuldade de extrair informações dos dados gerados é que durante a jornada do consumidor, ele passa por diversas comunicações da empresa, que muitas vezes não recebem nenhum peso pela compra realizada. Isto é, existem canais e ações que estão contribuindo para a aquisição de clientes que podem representar uma boa fonte do seu faturamento e estão sendo negligenciados.

Agora que você sabe que mesmo conseguindo rastrear todos os visitantes do seu site, você não tem 100% do controle sobre o que está gerando resultados, como fará para transformar todos os seus dados em inteligência e fazer com que eles trabalham para a sua empresa?

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