|
|
|

10 livros sobre inovação que você precisa ler

Quer saber mais sobre como desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa? Essa lista vai te ajudar

3M Inovação,
Divulgação
  1. O desafio da inovação

Vijay Govindarajan e Chris Trimble, autores de diversos livros e artigos sobre inovação empresarial, trazem o fruto de mais de dez anos de pesquisas sobre o assunto. Apesar do uso de terminologias conceituais -- como "inovação reversa" -- o livro tem uma abordagem prática. Os autores defendem que a inovação é uma prática a ser utilizada por todas as empresas, sejam elas locais ou multinacionais. O livro também é recomendado para empresários, estudantes e gestores que desejam ter o primeiro contato com o tema.

  1. O dilema da inovação

O professor de Administração na Harvard Business School Clayton Christensen é uma das maiores autoridades do mundo em inovação, com vários estudos de referência na área. Se você ouvir falar de "inovação disruptiva" por aí, saiba que o termo foi cunhado por Christensen e publicado em O dilema da inovação. O autor defende que as empresas devem adotar uma margem de risco para a inovação, evitando o caminho seguro da adoção paulatina de novas tecnologias e abraçando a ruptura. O livro traz conhecimento para empresários que precisam superar o dilema da inovação: ficar próximo dos clientes, mas adotar uma fórmula de gestão para obter crescimento e lucro de longo prazo.

  1. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação

Organizado por Clayton Christensen -- citado acima -- o livro traz uma seleção de artigos que abordam a inovação tanto da perspectiva do gestor quanto do ponto de vista organizacional. Apesar de parecer hermético e recheado de teorias, os artigos apresentam também exemplos de tecnologias aplicadas à gestão e inovação nas empresas. É ideal para estudantes de Administração e áreas relacionadas, mas também está ao alcance de empresários e executivos que desejam entender mais sobre o assunto.

  1. A Bíblia da inovação

Este clássico escrito pelo economista Fernando Trias de Bes em parceria com Philip Kotler, considerado o maior guru do marketing, faz justiça ao nome: é o livro sagrado da inovação. Nele são apresentados os princípios basilares para a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação e ensina como estimular a geração de ideias, selecioná-las e colocá-las em prática. Bes e Kotler, com formações distintas e uma colaboração anterior em Marketing Lateral, conferem uma visão ao mesmo tempo plural e unificada sobre inovação.

  1. A estratégia das 3 caixas

Vijay Govindarajan volta à cena com A estratégia das 3 caixas: um modelo para fazer a inovação acontecer. A obra sugere uma metodologia para superar o já citado dilema da inovação: gerir a empresa de hoje e criar a empresa de amanhã, sem esquecer dos problemas acumulados de ontem. O livro tem uma pegada didática, com exercícios sugeridos ao final de cada capítulo, o que o torna acessível para todos os públicos -- especialmente para gestores e executivos que querem dar as cartas no mercado ao invés de apenas reagirem às mudanças que se impõem.

  1. O poder da inovação

Escrito por Luiz Serafim, head de Marketing da 3M no Brasil, o livro se dedica a abordar exemplos práticos de inovação por empresas como a própria 3M, Natura, Unicamp, Google, GE, Petrobras, Pão de Açúcar, dentre outras. Serafim sustenta que uma cultura voltada à criatividade é o principal fator que faz de algumas empresas verdadeiras "máquinas de inovação". Contrariando a ideia de que a inovação é um acidente feliz, ele defende que é necessário desenvolver um ambiente propício e formar lideranças e equipes com fome de inovação.

  1. A inovação destruidora

Com um teor mais histórico, A inovação destruidora, de Luc Ferry, mostra que a inovação não é um conto de fadas que irá presentear a todos. Tecnologias obsoletas, empresas conservadoras e estruturas econômico-sociais inteiras são colocados à prova quando do surgimento de uma inovação disruptiva. E há argumentos históricos para sustentar essa posição. É importante entender como a inovação talhou a sociedade no passado para prever os seus efeitos no futuro -- e, mais importante, antecipá-los.

  1. A máquina da inovação

"É fácil entender o que é inovação; rapidamente reconhecemos uma solução inovadora. Difícil é fazer a inovação acontecer", provoca Charles Bezerra, um dos maiores cientistas da inovação do Brasil, no prefácio de A máquina da inovação. Fugindo da abordagem de cases, teorias e visões sobre inovação -- áreas já cobertas por autoridades citadas nesta lista --, Bezerra foca nos aspectos comportamentais, pensamentos e deduções individuais que levam à inovação.

  1. Dez tipos de inovação

Pragmático e metodológico, Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura propõe uma maneira de enxergar a inovação e utilizá-la como vantagem competitiva. A obra também reforça que todas as pessoas na organização -- não apenas um setor específico -- devem desenvolver suas habilidades criativas para propor soluções inovadoras. Antes de escrever o livro, os autores analisaram cerca de 2 mil exemplos de inovação aplicados por companhias de ponta, como Dell, Gillette e Toyota, e identificaram padrões que podem ser replicados por qualquer empresa.

  1. Como chegamos até aqui

Steven Johnson mostra o impacto de invenções e inovações ao longo da história e o porquê de elas terem impactado as sociedades de forma tão profunda que hoje não imaginaríamos nossas vidas de outra forma. Em vez de falar de empresas e cases, Johnson escreve sobre produtos e invenções que parecem triviais hoje: vidro, gelo, relógio, luz artificial e gravação de som. O livro, best-seller que frequenta a lista do New York Times, é de fácil leitura e ao mesmo tempo traz uma carga de informações enriquecedora.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração