|
|
|

5 carreiras para quem quer trabalhar no mundo da moda

Conheça diferentes profissões que têm atraído fashionistas

Fashionistas,
iStock

Muita gente gosta de moda, quer fazer alguma coisa interessante, mas não sabe como ganhar dinheiro com isso. Afinal, quais as profissões que existem nessa área? O que faz cada tipo de profissional? Vale a pena uma carreira na área?

No mundo da moda, do backstage à passarela, existem várias carreiras e, com certeza, se você gosta mesmo desse mundo, vai ter uma com a qual vai se identificar. Quer ver?

Separamos abaixo 5 carreiras do mundo da moda para você conhecer. Confira:

Estilista

Como o próprio nome diz, é aquele profissional que cria estilos. Na moda, especificamente, é quem comanda a criação das coleções de roupas, calçados e acessórios. Costuma-se pensar que sua função é apenas desenhar as peças, mas é muito mais. Exige-se de um estilista conhecimentos variados, que vão da sociologia à técnica de desenho. Afinal, ele tem que transmitir em seu trabalho o espírito do tempo, e isso significa expressas nos traços o que as pessoas pensam e sentem.

Sem contar que, quando assumem postos de liderança e têm que comandar projetos e equipes, precisam dominar aspectos também de gestão, produção, controle de custos, entre outras coisas.

Coolhunter

Esse profissional é o chamado “pesquisador de tendências” e pode prestar serviços tanto a outros profissionais como a marcas. É uma peça valiosíssima no xadrez do mundo da moda, porque é seu olhar apurado, atento e crítico que vai orientar o trabalho dos demais. Uma análise errada pode comprometer toda uma coleção. É um trabalho que exige muito estudo e experiência.

Produtor de moda

A figura do produtor existe em diversas áreas, como na TV, no cinema, na música e também na moda. Podemos dizer que o produtor é aquela pessoa que atua nos bastidores para garantir que tudo funcione. Na produção de um ensaio que vai apresentar uma nova coleção, por exemplo, é o produtor quem vai cuidar de providenciar as peças, contratar profissionais, definir locações, marcar horários, acompanhar a execução das tarefas. Enfim, é quem comanda a agenda do trabalho e acompanha para que nada dê errado.

Personal stylist

Artistas, celebridades e outras figuras públicas geralmente contam com o trabalho desse profissional para a montagem de seus looks. Mas não são só os famosos que podem contar com essa importante ajuda. O personal stylist pode ajudar qualquer um a encontrarem sua identidade visual, orientando a escolha de roupas e acessórios para cada tipo de ocasião.

Fotógrafo de moda

Moda é imagem. E grande parte da magia desse mundo depende da qualidade do olhar do fotógrafo que captura os ensaios. Se você gosta de fotografar, esse pode ser seu caminho. Mas saiba que para fotografar moda é necessário muito mais do que saber operar uma câmera e entender de lentes, flashes, diafragmas e obturadores. Essa é uma atividade que exige, ao mesmo tempo, técnica e sensibilidade.

Quanta coisa, né? E tem muito mais! Para vocês terem uma ideia, somente o varejo de moda tem alcançado um faturamento na casa dos 170 bilhões de reais por ano no Brasil. E nem estamos incluindo na conta outras atividades, como a indústria e os segmentos criativos independentes.

Para garantir sua fatia nesse bolo não basta simplesmente gostar de moda. Isso é importante. Mas se você quiser ir longe, tem que enxergar além, ter um forte espírito empreendedor e saber administrar.

Curtiu o texto? Acompanhe a gente no Instagram: @portalfashionistas.