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5 conselhos para captar novos clientes segundo Cronoshare

Se você é autônomo e deseja aumentar os clientes que consegue mês a mês, te propomos uns conselhos que te ajudarão a alcançar esse objetivo

Publieditorial,
Divulgação

A captação de clientes é um dos aspectos mais complicados quando se tem um negócio. Não importa se está começando o business ou se já leva um tempo ativo no mercado.

Se você é novo, necessitará criar uma carteira de clientes, e se já está no mercado, pode ser que perca clientes e tenha que captar novos para substituí-los.

Como proprietários e gestores de um negócio, devemos oferecer nosso melhor produto ou serviço, que é o que vai comprar nossos clientes. Em algumas ocasiões, podemos perder mais tempo tentando buscar novos clientes do que produzindo e trabalhando em seu projeto.

Nestes casos, é possível que o ideal seja contar com um orçamento para marketing e publicidade, ou diretamente contratar um comercial ou empresa que lhe proporcione serviços de captação de clientes.

Sabemos que isso pode ser difícil, pelo custo que representa para sua empresa. Bom, não está tudo perdido. Existem mais formas de conseguir novos clientes.

Se você é autônomo e deseja aumentar os clientes que consegue mês a mês, te propomos uns conselhos que te ajudarão a alcançar esse objetivo:

1. Adquira uma formação em uma especialidade

Existem estudos que apontam que é necessário umas 10.000 horas de trabalho para tornar-se um especialista em um campo profissional. A chave para encurtar esse tempo é a especialização.

Ser um grande profissional em uma determinada área leva tempo, mas, se você se concentra em uma pequena área de conhecimento, pode se tornar um especialista em menos tempo. Para isso, deve notar que é uma especialização com demanda de clientes atual e futura.

2. Utilize plataformas online de autônomos

Busque digitalizar seu negócio e adaptar-se às novas tendências. Publicitar seu negócio através de um site ou blog deveria ser o primeiro passo.

Também pode optar por captar clientes através de plataformas onlines como Cronoshare, que coloca em contato clientes de serviços locais com profissionais de construção, reformas, fotógrafos, cuidadores de idosos e até 100 setores profiissionais.

3. Crie um blog para mostrar seu portfólio

Dependendo do seu setor profissional, contar com um blog ajudará a posicionar sua marca pessoal ao seu negócio. Por exemplo, se sua empresa é do setor de construção, pode mostrar as construções de casas que já realizou, as últimas reformas de casas, apartamentos, etc. Para alguns setores, como os designers gráficos e os fotógrafos, ter um porfólio online é imprescindível.

4. Participe de eventos, feiras e congressos de seu sector

No Brasil existem muitas feiras, congressos e eventos para profissionais. Talvez São Paulo ou as maiores cidades do Brasil tenha o maior dinamismo neste sentido, mas em sua região deve haver conferências ou feiras, pelo menos, anualmente. A participação dos autônomos a esses tipos de eventos, às vezes, é imprescindível, porque através destes encontros poderão conseguir o contato direto de potenciais clientes. Se tivermos um stand, suas chances de atrair clientes aumentarão. Tenha um discurso preparado para cada serviço ou produto que você vende. Aprenda a ouvir a outra pessoa e a oferecer seu serviço se você for capaz de resolver seus problemas. Por exemplo, feiras de construção, como a Feicon Batimat em São Paulo, são uma vitrine perfeita para empresas de construção e reformas de casas.

5. Fomente o boca a boca e as recomendações

Você já percebeu o poder do boca a boca ou "boca-ouvido". É uma ação com uma eficácia muito alta para facilitar e promover a venda de um produto ou serviço.

Basicamente, seus clientes irão levá-lo pela recomendação de outros clientes que você teve. Mas obter esse efeito é mais complicado do que parece, e tudo começa oferecendo o melhor serviço possível que você pode oferecer aos seus clientes. Está na sua mão que esta técnica seja mais eficaz.

Dependendo do negócio, será mais fácil para você que seus clientes o recomendem. Existem produtos ou serviços em que é mais complicado que as pessoas o recomendem.

Para isso, você precisará forçar a situação, um pouco, para fazer com que seus clientes realizem estas tão desejadas recomendações. Aqui estão nossas dicas:

- Você pode pedir-lhes para escrever um e-mail ou WhatsApp para seus amigos ou familiares, lhe colocando em cópia e lhe apresentando. Isso só será alcançado se você tiver prestado um serviço excepcional e o cliente estiver muito satisfeito. Não tente vender nada no e-mail, mas sim apresentar e oferecer seus serviços.

- Ofereça um desconto nos próximos serviços para esses clientes, se os mesmos estiverem conseguindo lhe trazer novos.
Ligue e peça ao cliente para deixar um comentário positivo em qualquer página do setor. Com isso, é possível que você o coloque em um “compromisso”, mas com esta ação, com certeza, ganhará reputação online.

- Pergunte diretamente se alguns de seus amigos ou parentes precisam de seus serviços ou podem precisar deles no futuro.

- Você não deve cometer o erro de pensar que os clientes vêm sozinhos. Os trabalhadores independentes e os empresários devem ter uma estratégia clara de atrair clientes se quiserem permanecer no mercado a longo prazo. Defina seus clientes e defina alguns objetivos para criar uma estratégia a fim de captar clientes potenciais.

Nesse sentido, empresas como a Cronoshare podem ajudá-lo a criar seu primeiro portfólio de clientes através da Internet ou expandir-se de forma acessível para todos os profissionais do Brasil.