5 dicas para cuidar bem do seu setor fiscal

Organizar as finanças é sempre uma missão que requer muita atenção e cuidado

Publieditorial, SIEG,
istock

O setor fiscal geralmente é uma correria. Não importa se ele é em um escritório contábil, atendendo vários clientes, ou em uma empresa, com diversos colaboradores correndo atrás de notas fiscais: organizar as finanças é sempre uma missão que requer muita atenção e cuidado. Por isso, preparamos um artigo com algumas dicas para ajudá-lo a manter o setor fiscal organizado. Confira:

1. Baixa e organização de notas fiscais

Todo escritório fiscal que se preze precisa (e muito) que todas as NF-es estejam bem organizadas, para que no futuro, quando o contador realizar uma consulta ou até mesmo a conferência do Fisco, elas estejam ao alcance de uma forma fácil. Outra dica importante é baixar também as NF-es do passado, mantendo todas próximas, salvas na nuvem.

2. Armazenando as notas

É importantíssimo salvar as NF-es em um local bastante seguro, livre de ações hackers (roubos de arquivos) e de perdas. O ministério da fazenda determina que as empresas devem armazenar suas NF-es por 5 a 10 anos, e alguns tipos de documentos exigem até a guarda permanente. Dessa forma, invista em um local seguro para armazenar seus documentos tranquilamente.

3. Rotinas e emissão de NF-es

Um dos processos mais repetitivos e causadores de erros de digitação é a emissão de NF-es. O ideal para solucionar a demora no processo da emissão é designar uma equipe voltada apenas para este processo. Assim, ele será mais rápido e dinamizado. Caso não tenha como colocar uma pessoa ou um grupo para este processo, adquira um software que faça boa parte dos processos automaticamente.

4. Planilhas e papelada: diga adiós!

Com a tecnologia, fica muito mais simples organizar as antigas papeladas, que podem ser digitalizadas e, de preferência, salvas no mesmo local. Quanto às planilhas, além de ficarem desatualizadas com o tempo, ocupam espaço do computador e até mesmo do servidor. Salvar os arquivos na nuvem é uma ótima opção. Um escritório livre de bagunça e desorganização de documentos pode ser uma realidade!

5. Softwares: aliados do contador

Ter bons softwares em um ambiente como um escritório contábil é uma mão na roda. Além de permitir que processos repetitivos se tornar mais rápidos e precisos através da automatização, um bom software também pode evitar problemas de digitação, roubo e perda de arquivos, perda de tempo e outros contratempos. Os softwares da SIEG Soluções oferecem qualidade e inovação, além de disponibilizar um excelente suporte técnico, que também é voltado para os clientes dos escritórios contábeis parceiros. Faça uma avaliação gratuita de um dos softwares e comprove!