5 Dicas para fidelizar o cliente no e-commerce

Independente do tipo de produto que você venda existem algumas boas práticas para manter seu cliente fidelizado

Sabrina Nunes, Administradores.com,

Se você já tem uma lojinha online deve enfrentar um problema recorrente: Como fazer vendas regulares para o mesmo cliente? Por isso, pensei em desenvolver um artigo sobre o conceito de fidelização no e-commerce.

Independente do tipo de produto que você venda existem algumas boas práticas para manter seu cliente fidelizado. E todas essas regras são fáceis de aplicar e irão fazer com que seu cliente se apaixone pelo seu negócio e volte a comprar com você. As dicas são:

1. Relacionamento é a chave

Quando seu cliente se cadastra e faz uma primeira compra como você (empreendedor/a) continua o relacionamento com ele? É muito importante pensar nisso, pois relacionamento é a chave para a fidelização. E nada influencia mais em uma decisão de compra do que a indicação de um amigo. A sua empresa precisa se tornar o amigo confiável para vender mais.

2. Faça um plus

Plus, bônus, brinde, desconto, clube de vantagens etc. Chame como você quiser, mas o cliente que volta a comprar com você merece um mimo especial, concorda? Na Francisca Joias, minhas clientes adoram brindes. Faz um sucesso danado, experimente no seu negócio.

3. Encante com a entrega

Ter um negócio online é diferente de ter uma loja física. No momento da verdade você não pode olhar no olho do seu cliente e dizer que se importa com a escolha dele. Então você precisa achar um momento pra fazer isso no seu processo de venda.

Uma “carta na manga” é usar os sentidos: visão, olfato, paladar e tato. Isso mesmo, você irá causar sensações e experiências boas para seu cliente. Então que tal usar uma embalagem linda, com uma cartinha de agradecimento, num material perfumado e macio? Vai fazer toda diferença!

4. Tenha um pós-atendimento infalível

Ainda completando o conceito de proporcionar experiências boas, tente sempre se colocar no lugar do seu cliente. Ele nunca teve um contato físico com você, mas confiou no seu site, no seu produto e fechou a compra. O mínimo que ele merece é um pós-atendimento impecável, não é mesmo? Como você gosta de ser tratada quando busca por um atendimento? É isso que sua empresa deve fazer!

5. Não atrase a entrega

Gente, SEMPRE cumpra os prazos. A escolha da forma de entrega faz total diferença na hora de montar a estratégia da sua loja virtual. Os Correios ainda são as melhores opções, pois existem tipos diferentes de serviço de entrega, que permitem o cliente fazer o rastreamento e acompanhar o momento da entrega. Essas 5 dicas são “cartas na manga” para fazer sucesso e manter seu cliente fiel.

Sabrina NunesCEO da Francisca Joias