Mais comentada

5 passos para se tornar um executivo

Não há receita mágica que transforme um indivíduo, mas preparamos algumas dicas que podem ajudar

Fappes, Publieditorial,
iStock

É natural que a busca pela ascensão profissional cresça gradativamente. De fato, não há receita mágica que transforme um indivíduo, mas preparamos algumas dicas que podem ajudar - e muito - quem quer se tornar um grande profissional e chegar ao oásis de sua carreira.

1 - ESTUDOS

Aprimorar-se em uma boa graduação, pós-graduação ou até mesmo um curso que envolva a sua área, é fundamental para chegar ao topo. O mercado e o mundo estão em constante mudança, o que exige dos grandes profissionais um acompanhamento profundo sobre o que acontece ao seu redor, os fenômenos, as dificuldades e como enfrentá-las, não havendo melhor maneira de assimilar tais assuntos do que estudando e se atualizando sempre.

2 - COACHING

Para se tornar um grande profissional é essencial que você se conheça primeiro. Como eu funciono? Quais são meus principais sabotadores? Como reajo em determinadas situações? - Essas são perguntas que devem ser feitas a todo momento. Nesse aspecto, o autoconhecimento e a gestão do tempo são áreas interessantes para você aprimorar e chegar lá. A prática do Coaching certamente é um grande agente nessa missão, uma vez que ela está voltada para solucionar o maior número de questões possíveis para se chegar em um estado desejado. O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento da alta performance humana, que envolve uma série de mudanças de comportamento e pensamento.

3 - INTERNACIONALIDADE

Conhecer novos mundos e realidades é uma prática especial de aprender a lidar com pessoas e situações. Culturas diferentes da sua podem te transformar no âmbito da compreensão, maleabilidade e até do preconceito. Servem para ampliar suas possibilidades existenciais; uma atitude ou pessoa, anteriormente julgadas como estranhas, com a internacionalidade se transformam em uma outra oportunidade de viver. Além disso, aprender outras línguas, principalmente o inglês, fazem total diferença para ter um currículo impecável.

4 - MENTE ABERTA

Ser uma pessoa mente aberta significa estar aberto a infinitas possibilidades. Muitas vezes, isso pode significar estar em uma posição inferior àquela que você acredita que merece. Uma das grandes características de uma pessoa de mente aberta é transformar seu ego em oportunidades para aprender e evoluir sempre, mesmo que isso signifique "descer alguns degraus" para auxiliar uma empresa ou alguém que esteja necessitando da sua ajuda. Um profissional mente aberta está sempre antenado às novidades do mercado, sendo capaz de evoluir e fugir das tradicionalidades e mesmices, quebrando barreiras e inovando sempre.

5 - COLABORAÇÃO

Para ser um executivo você antes precisa passar pela experiência de ser uma pessoa colaborativa. Isso não representa apenas suas atitudes na empresa onde trabalha; ser uma pessoa colaborativa significa praticar a empatia, a honestidade, a gentileza e a resiliência. Uma única pessoa pode transformar um ambiente caótico - seja na vida pessoal ou na profissional - em um ambiente colaborativo, apenas apresentando um exemplo positivo às pessoas ao seu redor. 


A FAPPES - Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior encontrou uma maneira de acrescentar esses 5 passos em um programa inédito nas instituições de ensino superior brasileiras. Situada em São Paulo, na região de Perdizes, a Escola de Negócios criou o Programa Futuro Executivo há 4 anos. Ele consiste em uma graduação em Administração completamente diferente das tradicionais; nos quatro anos de curso, os alunos e alunas têm direito a uma série de benefícios, inclusos em sua grade disciplinar: sessões de Coaching, cursos de extensão, 2 anos de curso de inglês e um intercâmbio de um mês na McGill University, no Canadá. Lá os alunos fazem um curso na área de Business, uma das grandes especialidades da universidade, eleita a melhor Escola de Negócios do Canadá e uma das 20 melhores instituições de ensino do mundo.

O Programa Futuro Executivo é capaz de entregar uma graduação completa e inovadora, o que é muito interessante para o que vivemos na atualidade. Com o mundo se transformando a cada dia, esse certamente é o rumo promissor da educação, que capacita e dá cada vez mais liberdade aos alunos e alunas a evoluírem. Indo na contramão do que chamamos de convencional e tradicional, a FAPPES e suas ideias têm alcançado um patamar diferenciado no mercado educacional brasileiro, fato que reflete integralmente na qualidade de ensino e nos grandes profissionais que estão se formando pela instituição.

Para saber mais sobre o Programa Futuro Executivo, acesse: futuroexecutivo.com.br




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração