5 razões para sua empresa investir em gestão de Leads em 2017

É essencial trabalhar com gestão de Leads, de modo que você realize ações que farão o seu Lead “caminhar” no funil de vendas e assim se tornar mais qualificado

André Siqueira, Administradores.com,
iStock

Se a sua empresa realiza um bom trabalho de atração e conversão de visitantes, com certeza gera uma grande quantidade de Leads. Possivelmente, mais do que a sua equipe de vendas consegue entrar em contato. Mas, você sabe o que fazer com esses possíveis clientes?

A primeira reação de alguns profissionais de marketing seria enviar grandes quantidades de emails, comunicando de forma massiva novidades e ofertas de produtos. No entanto, essa não é uma tática efetiva, pois nem todos os seus Leads ainda estão prontos para comprar.

Por isso, é essencial trabalhar com gestão de Leads, de modo que você realize ações que farão o seu Lead “caminhar” no funil de vendas e assim se tornar mais qualificado. Além disso, uma boa gestão também evita que a sua equipe de vendas entre em contato com pessoas que não estão interessadas no seu produto no momento. Confira 5 motivos para sua empresa trabalhar com gestão de Leads e obter sucesso em 2017:

1. Atração e retenção de potenciais clientes

Nem todos os contatos que você possui estão no momento certo para realizar uma compra. Alguns ainda precisam de mais tempo para se decidir ou mesmo para identificar um problema que poderá ser solucionado pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Com a gestão de Leads, o ato da compra não vira um momento “tudo ou nada”. Ou seja, ela impede que você perca aqueles Leads que não estão prontos para realizar transações naquele momento. Isso ocorre porque permite que você mantenha contato constante com essas pessoas, fazendo com que elas se lembrem da sua marca quando estiverem buscando a solução de um problema.

Não se esqueça de que, além da retenção de potenciais clientes, o método também permite que você gere Leads com mais facilidade. Estratégias como a criação de Landing Pages e Email Marketing contribuem para converter os visitantes do seu site em Leads e podem ser facilitadas por um software de Marketing Digital, que faz a gestão deles.

2. Aumento no número de oportunidades reais de vendas

Uma vez que a área de marketing tenha gerado vários Leads, pode ficar difícil identificar quais deles são oportunidades reais de vendas. Com a gestão de Leads, esse problema é solucionado por meio da coleta de informações de inteligência sobre esses contatos.

Para isso, basta que sua empresa construa Landing Pages, que são páginas onde os dados sobre os Leads serão coletados, em troca da oferta de um material gratuito, como um eBook. A partir de dados como email, telefone, área de atuação, cargo e muitos outros, é possível qualificar quais Leads serão melhores oportunidades para serem trabalhadas pela equipe de vendas.

Assim, o time de marketing só entregará para a equipe de vendas aquelas oportunidades que forem realmente potenciais clientes. Isso não somente aumenta a produtividade dos vendedores, como também pode gerar um aumento significativo no número de clientes e na receita da sua empresa.

3. Redução do ciclo de vendas

Como você pode ver, a gestão de Leads é extremamente útil para manter um contato constante com possíveis clientes. Essa comunicação pode ser feita por meio de séries de e-mails automatizados, também chamados de fluxos de nutrição.

Os fluxos de nutrição educam e estimulam os Leads a “caminhar” pelo funil de vendas de maneira automatizada, sem ser preciso entrar em contato com cada um individualmente. Dessa maneira, o ciclo de vendas ocorre com uma velocidade muito maior, pois o trabalho manual do profissional de marketing é reduzido, e cabe apenas trabalhar para que o Lead esteja no momento certo de compra no menor período de tempo possível.

Reduzir o ciclo de vendas é um benefício para sua empresa, pois significa que cada cliente terá gasto menos tempo e recursos da sua empresa para ser adquirido. Portanto, você tem a oportunidade de conquistar mais clientes com menos investimento.

4. Eficiência e produtividade para o time de vendas

Muitas vezes, a equipe de vendas perde um tempo precioso prospectando Leads que não estão no momento certo de comprar. Geralmente, cabe à equipe de marketing qualificar esses Leads previamente, o que pode se tornar uma tarefa difícil quando a base de contatos é grande ou a equipe de marketing, pequena.

Com a gestão de Leads, no entanto, o trabalho é facilitado porque se adiciona o componente da automação de marketing e inteligência de informações. Assim, a equipe de marketing pode automatizar campanhas de geração de leads e fluxos de nutrição para educar e informar seus Leads. Além disso, a gestão de Leads proporciona uma maneira fácil de coletar, guardar e utilizar dados sobre cada contato.

Essa automatização não somente facilita o trabalho da equipe de marketing, mas também aumenta a produtividade da equipe de vendas. Isso ocorre porque o time de marketing entregará para os vendedores contatos qualificados e que estão prontos para comprar, evitando o desperdício de tempo na hora de prospectar.

5. Retenção de clientes

De maneira geral, vender para o mesmo cliente custa menos do que adquirir um novo consumidor. As ferramentas de gestão de Leads permitem que você identifique, entre todos os seus contatos, aqueles que já consumiram seus produtos ou serviços.

Com isso, será possível criar campanhas específicas para os consumidores, comunicando e educando sobre novos produtos ou outros produtos recomendados especificamente para eles, aumentando assim a sua retenção de clientes.

Além disso, é uma boa forma para sua empresa fidelizar clientes, pois, mesmo após a compra, vocês manterão contato constante e a sua organização continuará entregando para esses consumidores conteúdo relevante e valioso, estimulando que eles voltem a comprar com você outras vezes.

André Siqueira - Diretor de marketing da Resultados Digitais.




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