Mais comentada

Análise de Custos como ferramenta de gestão

Para que uma empresa sobreviva no competitivo mercado atual é necessário que ela esteja atenta à gestão de seus custos

Divulgação,
Para que uma empresa sobreviva no competitivo mercado atual é necessário que ela esteja atenta à gestão de seus custos


A globalização e a alta competitividade fazem com que as empresas estejam numa constante busca por estratégias diferenciadas para alavancar seus negócios. Além de agregar valor a seus produtos ou serviços para aumentar ou manter uma margem satisfatória de lucro, o maior desafio dessas empresas é reduzir custos.

O que a princípio pode parecer uma meta de difícil alcance, deve ser encarada como uma oportunidade para as empresas repensarem suas estratégias. Para ser bem-sucedida, a organização deve implantar em seu ambiente operacional uma gestão de custos adequada às suas necessidades gerenciais. Esse modelo de gestão é uma tendência crescente no mercado, que se caracteriza por apresentar, com base nos custos, uma visão crítica das medições de desempenho e do processo de tomada de decisões dentro das empresas.

Mostrar aos gestores diversos sistemas baseados em custos e auxiliá-los na sua implementação em busca da lucratividade e da melhoria de desempenho das empresas é a proposta do curso de pós-graduação em Gestão de Custos oferecido pelo Instituto de Educação Tecnológica de Belo Horizonte (Ietec). De acordo com o coordenador do curso, Poueri do Carmo Mário, os gestores são preparados para enxergar as tendências do mercado e elaborar estratégias realistas e consistentes que consigam, entre outros aspectos, reduzir os custos e aumentar o lucro.

O contador da American Brasil, Nilton Aparecido, que conclui sua pós-graduação pelo Ietec no fim deste mês, aponta como principal diferencial do curso a precisão e segurança adquiridos para a tomada de decisões: “Mesmo com ampla experiência em finanças, a pós me deu um conhecimento mais específico”, esclarece. Preocupado em estar sempre atualizado, Nilton acrescenta que ter conhecimento em gestão de custos é um diferencial para quem quer se manter no mercado.

Segundo Poueri, a maioria das empresas demanda essa competência. “O que a gente percebe é que muitos profissionais que já atuam no mercado procuram o curso para desenvolver habilidades que serão colocadas em prática nas organizações em que trabalham”. No caso de Kênia Pereira Barroso, gerente financeira da Radar Logística e Serviço, “o curso serviu para que eu agregasse valor à organização, já que essa área ainda é muito pouco explorada”, acredita. A idéia de se matricular veio a partir da necessidade pessoal de se aperfeiçoar. Formada em Finanças, ela conta que os temas abordados durante o curso contribuíram para completar aqueles adquiridos durante a graduação. “Hoje me sinto mais preparada”, avalia.

Inscrições abertas

As aulas do curso de Aperfeiçoamento Pós-Graduação Gestão de Custos do Ietec têm início no dia 27 de agosto com conclusão prevista para 29 de janeiro de 2008. Esta será a 17ª turma de Gestão de Custos do Ietec.

Acesse o site www.ietec.com.br/pos e confira a programação completa do curso. Mais informações pelo telefone 0xx31 – 3223.6251.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores