Análise - Franchising se consolida como referência nos negócios

A expectativa do franchising para 2013 é crescer 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades

Carlos Wizard Martins, Administradores.com,

Os números atuais e também as boas perspectivas para a economia brasileira são razões para termos uma visão positiva sobre o presente e futuro do franchising. Os últimos levantamentos feitos pela ABF - Associação Brasileira de Franchising - apontam que o setor cresceu 16,2% em 2012, com o faturamento total na casa dos R$ 103 bilhões, bem acima da evolução esperada para o PIB do País. O número de franqueadoras também saltou em um ano de 2.031 para 2.426, o que significa um leque maior de opções para os investidores e também mais desenvolvimento para o mercado como um todo.

A expectativa do franchising para 2013 é crescer 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades. Em relação ao cenário macro econômico, os indicadores também apontam que nossa economia continua evoluindo e segue passando sem grandes sobressaltos pelo momento de turbulência ainda vivido no âmbito internacional. Além disso, em 2012, tivemos a queda dos juros reais para os níveis mais baixos da história. Uma ação significativa e o empurrão que faltava para o empreendedor que não tem os recursos próprios necessários para investir em sua própria empresa.

Costumo dizer a todos que no final da década de 80, a escolha pelo modelo de franchising foi essencial para que a Wizard crescesse nacionalmente e tomasse a proporção que tomou, tornando-se a maior rede de ensino de idiomas do mundo. Hoje tenho ainda mais certeza de que a opção por uma franquia é o melhor caminho para o empreendedor que quer ter seu próprio negócio.

Passados mais de 20 anos desde a chegada do modelo no Brasil, a franquia continua representando maior segurança para o investidor, que abre sua empresa já tendo como referência um modelo de negócio comprovado. A vantagem que temos hoje é que a evolução do franchising levou a um nível de profissionalização ainda maior das franqueadoras, que passaram a ter processos mais definidos, profissionais qualificados, investimentos estruturados em marca e treinamentos eficientes. O suporte da ABF vem sendo fundamental para este desenvolvimento, que é benéfico tanto para franqueadores quanto investidores.

Junto a esse cenário há um país de dimensões continentais, que está vendo a ascensão da classe C trazer milhões de reais para o consumo, mas que é ainda muito carente de produtos e serviços em diversas regiões e chegamos a uma perspectiva muito otimista para 2013. Se o sucesso acontece quando a preparação encontra a oportunidade, é possível afirmar que estamos preparados mais do que nunca para o crescimento, e oportunidades não faltam. Então vamos agarrá-las!

Carlos W. Martins é fundador da Wizard e presidente do Grupo Multi Educação, que detém também as marcas Yázigi, Skill, Microlins, People, S.O.S e Smartz.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração