Mais comentada

Cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, aponta Mercer

As cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, já que a qualidade de vida oferecida por elas é ruim, se comparada com seus vizinhos sul americanos e com países da América do Norte e Europa.

Flávia Furlan Nunes, InfoMoney,
As cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, já que a qualidade de vida oferecida por elas é ruim, se comparada com seus vizinhos sul americanos e com países da América do Norte e Europa.

A constatação faz parte da pesquisa "Qualidade de Vida no Mundo 2007" divulgada nesta segunda-feira (02) pela consultoria de recursos humanos Mercer, e que analisa 39 critérios de vida para cada cidade, como política, social, econômico, ambiental, segurança pessoal, saúde, educação, transporte e outros.

Brasília é melhor colocada
De acordo com a pesquisa, Brasília é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida, na 104a. posição, a mesma ocupada na edição de 2006 do estudo, em meio a 215 localidades analisadas em todo o mundo.

A segunda cidade brasileira melhor colocada foi São Paulo (SP), que ficou na 114a. colocação e caiu seis posições no ranking de 2006, quando esteve no 108º lugar. Logo em seguida veio o Rio de Janeiro (RJ), na 116a. posição e com a conquista de um lugar com relação à edição passada.

Dentre as quatro cidades analisadas no Brasil, Manaus (AM) foi a pior colocada, com a ocupação da 126a. posição, mas com a conquista de três lugares na comparação com a edição anterior, quando esteve no 29º lugar.

Crime prejudica São Paulo
Com relação à São Paulo, de acordo com a consultora da Mercer, Denise Perassoli, a situação criminal foi bastante relevante.

"O critério relacionado a crime possui um peso importante dentro do estudo de qualidade de vida. Dessa forma, qualquer alteração de nota nesse critério pode impactar o índice geral. O fato de São Paulo perder posições está essencialmente relacionado às questões de segurança. Por outro lado, São Paulo possui notas muito boas nos itens de recreação e entretenimento, escolas, o que ajuda no índice final", disse Denise.

Análise regional
Quando comparado com os países vizinhos, o Brasil se encontra apenas na quarta posição entre as cidades melhores colocadas, de acordo com a qualidade de vida oferecida a seus moradores, com Brasília.

A melhor colocada é Montevidéu, do Uruguai, no 76º lugar. Em seguida estão Buenos Aires, capital da vizinha Argentina, na 78a. posição e Santiago, no Chile, na 83a. colocação. Após Brasília, se encontram Asunción, no Paraguai (111º lugar) e logo em seguida estão São Paulo e Rio de Janeiro.

Os melhores
As cidades do mundo com melhor qualidade de vida estão na América do Norte, Europa e na Oceania, com destaque para Zurich, na primeira colocação. Em contrapartida, Bagdá, no Iraque, é a 215a. e última colocada. Veja abaixo a lista das dez melhores cidades para se viver.


Colocação Cidade País
1 Zurique Suíça
2 Genebra Suíça
3 Vancouver Canadá
3 Viena Áustria
5 Auckland Nova Zelândia
5 Dusseldorf Alemanha
7 Frankfurt Alemanha
8 Munique Alemanha
9 Berna Suíça
9 Sidney Austrália

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores


Vagas de trabalho