Cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, aponta Mercer

As cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, já que a qualidade de vida oferecida por elas é ruim, se comparada com seus vizinhos sul americanos e com países da América do Norte e Europa.

Flávia Furlan Nunes, InfoMoney,
As cidades brasileiras não estão entre as melhores do mundo para se viver, já que a qualidade de vida oferecida por elas é ruim, se comparada com seus vizinhos sul americanos e com países da América do Norte e Europa.

A constatação faz parte da pesquisa "Qualidade de Vida no Mundo 2007" divulgada nesta segunda-feira (02) pela consultoria de recursos humanos Mercer, e que analisa 39 critérios de vida para cada cidade, como política, social, econômico, ambiental, segurança pessoal, saúde, educação, transporte e outros.

Brasília é melhor colocada
De acordo com a pesquisa, Brasília é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida, na 104a. posição, a mesma ocupada na edição de 2006 do estudo, em meio a 215 localidades analisadas em todo o mundo.

A segunda cidade brasileira melhor colocada foi São Paulo (SP), que ficou na 114a. colocação e caiu seis posições no ranking de 2006, quando esteve no 108º lugar. Logo em seguida veio o Rio de Janeiro (RJ), na 116a. posição e com a conquista de um lugar com relação à edição passada.

Dentre as quatro cidades analisadas no Brasil, Manaus (AM) foi a pior colocada, com a ocupação da 126a. posição, mas com a conquista de três lugares na comparação com a edição anterior, quando esteve no 29º lugar.

Crime prejudica São Paulo
Com relação à São Paulo, de acordo com a consultora da Mercer, Denise Perassoli, a situação criminal foi bastante relevante.

"O critério relacionado a crime possui um peso importante dentro do estudo de qualidade de vida. Dessa forma, qualquer alteração de nota nesse critério pode impactar o índice geral. O fato de São Paulo perder posições está essencialmente relacionado às questões de segurança. Por outro lado, São Paulo possui notas muito boas nos itens de recreação e entretenimento, escolas, o que ajuda no índice final", disse Denise.

Análise regional
Quando comparado com os países vizinhos, o Brasil se encontra apenas na quarta posição entre as cidades melhores colocadas, de acordo com a qualidade de vida oferecida a seus moradores, com Brasília.

A melhor colocada é Montevidéu, do Uruguai, no 76º lugar. Em seguida estão Buenos Aires, capital da vizinha Argentina, na 78a. posição e Santiago, no Chile, na 83a. colocação. Após Brasília, se encontram Asunción, no Paraguai (111º lugar) e logo em seguida estão São Paulo e Rio de Janeiro.

Os melhores
As cidades do mundo com melhor qualidade de vida estão na América do Norte, Europa e na Oceania, com destaque para Zurich, na primeira colocação. Em contrapartida, Bagdá, no Iraque, é a 215a. e última colocada. Veja abaixo a lista das dez melhores cidades para se viver.


Colocação Cidade País
1 Zurique Suíça
2 Genebra Suíça
3 Vancouver Canadá
3 Viena Áustria
5 Auckland Nova Zelândia
5 Dusseldorf Alemanha
7 Frankfurt Alemanha
8 Munique Alemanha
9 Berna Suíça
9 Sidney Austrália

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores