Como fazer um plano de comunicação?

Um planejamento de comunicação permite definir qual o público mais adequado para receber a informação, com base nos objetivos da transmissão da mensagem

Talita Scotto, Administradores.com,
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Uma ideia extraordinária só consegue destaque e começa a brilhar se você escolher a forma correta para falar sobre ela. Um bom plano de comunicação é essencial para levar sua mensagem a quem precisa ouvi-la e alavancar um grande projeto. Mas, como fazer um plano de comunicação e quais são os benefícios para sua empresa?

Um planejamento de comunicação permite definir qual o público mais adequado para receber a informação, com base nos objetivos da transmissão da mensagem, além de mapear as soluções e estratégias de comunicação para que seu negócio precisa estar. Assim, é possível definir como serão feitos os contatos com o público-alvo e acompanhar os resultados de forma mais eficiente.

Como funciona um planejamento de comunicação?

O plano de comunicação leva em consideração, antes de tudo, o que será divulgado. Para cada objeto de divulgação existe uma estratégia a ser determinada, com objetivos diferentes. Você vai precisar de um plano para comunicar a criação de um projeto, o sucesso de uma ação que já estava sendo executada, uma parceria ou um novo produto, por exemplo, entre outras atividades.

Dentro deste planejamento, todos canais de comunicação podem ser contemplados para, assim, se determinar quais soluções podem ser utilizadas para atingir os objetivos da sua empresa. Selecionamos algumas que podem ser consideradas:

- Assessoria de imprensa
- Redes sociais
- Marketing digital
- Campanhas digitais
- Endomarketing
- Relacionamento com influenciadores
- Feiras e eventos
- Produção de conteúdo
- Newsletter e projetos editoriais

Em geral, a equipe ou a agência responsável pelo plano de comunicação possui profissionais multidisciplinares para elaborar o plano e depois executá-lo – sempre com a aprovação e participação da empresa. Em cada item mencionado acima, sua agência deve explicar as ações e prazos para execução não esquecendo das seguintes análises que devem ser consideradas:

Ao observar tudo isso, não pense ainda que para um plano de comunicação ser completo ele precisa ser extenso. As informações devem ser claras e objetivas, mas contendo prazos e detalhes de como as ações serão realizadas, assim como quem serão os responsáveis por cada atividade.

Não pense também que o plano de comunicação é um documento permanente. Um planejamento eficaz é atualizado frequentemente, pois novas demandas podem surgir. Desta maneira, é possível escolher sempre a melhor estratégia de comunicação de acordo com o que está acontecendo no seu segmento ou ainda com a necessidade de se adequar a uma mudança de mercado, por exemplo.

Como o plano de comunicação é elaborado

Para empresas que estão começando agora:

Caso a empresa esteja começando um planejamento de comunicação do zero, é necessário buscar referências internas de objetivos e metas em médio e longo prazo, além de realizar uma pesquisa de mercado rápida para avaliar o que os concorrentes estão fazendo e diagnosticar oportunidades de negócio, como feiras e eventos e como a empresa poderia colaborar.

Um caminho prático também pode ser encontrado nas redes sociais, seja por menções a marca ou mesmo para avaliar como o setor de atuação da empresa está se comportando. Estar atualizado e saber quais são os canais de comunicação em que o setor tem mais participação é fundamental para saber como construir esse planejamento.

Uma empresa B2B, que vende softwares de automação de consultório médico, por exemplo, pode ter mais sucesso em publicações customizadas e produção de conteúdo para capturar leads, do que investir em publicidade em um jornal geral. Por isso, conheça o seu público e saiba onde ele está.

Para empresas que já possuem estratégias de comunicação:

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento de comunicação é fazer uma avaliação do que já foi feito até o momento. A equipe realiza um diagnóstico para verificar quais canais de comunicação estão sendo utilizados para estabelecer um diálogo com o público-alvo e quais poderiam ser adicionados ao longo da execução do planejamento. É importante também observar as ações da concorrência para que ninguém seja pego de surpresa ao por as ações em prática.

Por meio desta avaliação é possível conhecer melhor o público e saber quais são as informações que as pessoas já têm e quais ainda precisam chegar até elas. É nesta parte que os objetivos começam a ser definidos e a estratégia é criada.

Com a finalização das diretrizes do planejamento de comunicação, já é possível saber qual será o investimento e projetar um retorno estimado. O orçamento é feito de maneira detalhada e traz uma margem para o caso de alguma mudança se mostrar necessária.

Quando tudo estiver definido, é hora de montar um plano de ação, reunir os departamentos envolvidos da empresa e estabelecer um cronograma de execução. Neste momento, a equipe responsável pela comunicação vai definir quem será responsável por cada ferramenta e de que maneira elas serão utilizadas.

Resultados do plano de comunicação para a sua empresa

Um bom planejamento de comunicação oferece diversos resultados à empresa. Os objetivos são traçados em conjunto com a empresa e podem variar, como:

- Aumento na demanda de clientes

- Ampliar o relacionamento com os públicos, como: clientes e parceiros

- Melhorar a comunicação da empresa com os colaboradores e toda a cadeira de profissionais da empresa

- Fortalecer o nome da empresa na mídia, aumentando sua reputação e credibilidade para, assim, gerar mais negócios

- Ser referência e autoridade no seu segmento

- Aumentar a base de leads do negócio

São muitos os objetivos de um planejamento de comunicação e saber quais são eles, será primordial para estabelecer por onde começar. Assim, durante sua execução, também será possível saber se os resultados estão sendo atingidos e se for o caso mudar o curso do planejamento.

Talita Scotto — Diretora de comunicaçao da Agência Contatto - www.agenciacontatto.com.br