Mais comentada

Desafios do atendimento personalizado

Enquanto muitas empresas acreditam estar realizando esse método de atendimento personalizado e exclusivo, a verdade é que são pouquíssimas aquelas que realmente oferecem um serviço de qualidade exemplar

Publieditorial,
DepositPhotos

Atualmente, é visível o esforço que as empresas estão fazendo para modificar e aperfeiçoar as suas técnicas de atendimento ao cliente, com o objetivo de torná-las cada vez mais eficientes e personalizadas.

A principal razão para isso é o fato de estar mais do que comprovado que as empresas que priorizam os seus consumidores e possuem um atendimento personalizado, conquistam bons resultados nos negócios, principalmente devido a propaganda “boca a boca” positiva feita pelos clientes que saem satisfeitos, algo que é capaz de aumentar rapidamente o volume de consumidores de uma empresa.



Contudo, enquanto muitas empresas acreditam estar realizando esse método de atendimento personalizado e exclusivo, a verdade é que são pouquíssimas aquelas que realmente oferecem um serviço de qualidade exemplar. Portanto, o grande desafio aqui é descobrir se a sua empresa está adotando as medidas certas para fornecer uma experiência de atendimento gratificante e diferenciada para os seus clientes.


No geral, são necessárias quatro características essenciais para que uma equipe de atendimento consiga realizar um , sendo elas: acessibilidade, agilidade, empatia e consistência.

A acessibilidade é importante para que o cliente consiga se comunicar facilmente com a empresa, e esta pode ser melhorada através de uma divulgação eficiente de como contatar a empresa em caso de possíveis problemas, e também com a criação de múltiplos canais de atendimento, como por exemplo, telefone, site da empresa, email e etc.

A agilidade, por sua vez, representa a capacidade de uma equipe de Help Desk em resolver rapidamente os problemas apresentados pelo cliente, de modo que estes se sintam valorizados pela empresa. Já a empatia , é fundamental para que os atendentes consigam demonstrar que se importam e que estão empenhados em resolver a situação.
Por fim, a consistência é o fator mais difícil de ser alcançado pois para isso, é necessário que os outros três estejam em sincronia e funcionando perfeitamente para que o trabalho seja considerado consistente e estável.

O atendimento personalizado favorece a empresa de diversas maneiras. Em tempos de crise por exemplo, esse pode ser o diferencial para as empresas que buscam firmar seu posicionamento no mercado e obter sucesso em suas negociações. Entre as vantagens estão:

- Fidelização de clientes – se o cliente foi bem tratado e conseguiu solução eficaz para seus problemas não há motivos para procurar a concorrência.
- Credibilidade – oferecer atendimentos adequados e personalizados reforça o profissionalismo e o cuidado que a empresa possui.
- Confiança conquistada – conquistar a confiança dos clientes demonstrando segurança e preocupação nos contatos faz com que esses momentos proporcionem registros positivos na memória.
- Lucratividade e satisfação em alta – um cliente satisfeito com o relacionamento que tem com a empresa, divulga suas experiências positivas e atrai mais clientes, e desta forma contribuindo para o aumento da cartela de clientes e com a lucratividade financeira.

A melhor forma de otimizar o atendimento ao cliente é fazer uso de ferramentas tecnológicas que favoreçam ao máximo a eficiência do serviço.

O sistema Acelerato é uma ferramenta online de atendimento ao cliente que é capaz de melhorar diversos aspectos do Help Desk de uma empresa. Além de proporcionar um monitoramento amplo e completo das atividades de cada membro da equipe, ele ainda permite que seja realizado um atendimento de qualidade a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, o que torna o Help Desk da empresa muito mais ágil e eficiente.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração