Mais comentada

ERP e sucesso: 100% de aumento no faturamento da Mundo Doce

Tem dúvidas de como um ERP pode trazer benefícios para a gestão da sua pequena empresa? Conheça o case de sucesso da Mundo Doce

JIVA, Publieditorial,
iStock

Em 2010, Felipe Di Lello, proprietário do Mundo Doce, distribuidora de doces da região de Ribeirão Preto, em São Paulo, percebeu que, para manter o crescimento constante de sua empresa, ele precisava adotar um ERP.

Na época, o Mundo Doce contava com processos informatizados para sua gestão. Esses processos se caracterizam principalmente pela utilização de planilhas eletrônicas para o controle administrativo dos setores. No entanto, conforme a empresa foi crescendo, Felipe se deu conta de que esse tipo de controle já não era suficiente para organizar seus processos e colher informações assertivas.

Foi aí que, após uma intensa pesquisa de mercado, Felipe optou pela solução de gestão da Jiva. Diferentemente dos outros ERPs do mercado, a Jiva é uma solução que se destina exclusivamente a pequenas empresas e que oferece treinamentos, consultorias e acompanhamento próximo da gestão, mesmo após a implantação do ERP.

A escolha de Felipe deu bons resultados. Atualmente, o Mundo Doce é a maior distribuidora de doces de sua região, aumentou seu faturamento em 100% e conta com mais de 600 produtos em seu mix.

O que mudou com a implantação do ERP da Jiva?

Processo de vendas mais ágil

De maneira gradativa, o Mundo Doce teve seu processo de vendas agilizado, porque, antes da Jiva, o processamento de pedidos levava um dia inteiro para ser realizado. Agora, os pedidos podem ser recebidos, processados e enviados em um mesmo dia, tornando o processo de vendas mais eficiente.

Estoque mais eficiente

O estoque também foi um dos setores beneficiados pela implantação do ERP da Jiva. Primeiro, seu controle foi facilitado graças às informações mais detalhadas acerca dos produtos, como tipo de mercadoria, quantidade, demanda de clientes etc.

Em seguida, por conta das informações obtidas com o uso do sistema, o Mundo Doce optou por trabalhar com o modelo de estoque mínimo, mantendo apenas o volume de produtos suficiente para suprir pedidos eventuais e cadastrando as entregas através do ERP.

Assim, fica mais fácil realizar compras de novos produtos e existem menos chances de itens ficarem parados no armazém, ocasionando prejuízos.

Economia de R$ 70 mil por ano em tributos

Os relatórios fornecidos pela Jiva e a visão geral do negócio e suas áreas permitiram que Felipe identificasse que o modelo de tributação utilizado pelo Mundo Doce, que era o de Lucro Presumido, não era mais a melhor opção para a empresa. Com essa informação, o empreendimento optou pelo Simples Nacional, economizando R$ 70 mil reais por ano em tributação.

Além desse benefício, o setor financeiro também foi integrado aos demais setores, garantindo agilidade e minimização de erros para as atividades de finanças.

Próximos passos

O Mundo Doce pretende continuar utilizando a Jiva no futuro. Felipe acredita que o acompanhamento dos consultores Jiva é diferenciado e importante para o oferecimento de novas soluções que se adequem à realidade de sua empresa. Para o futuro próximo, o plano é abrir um e-commerce, isso é, uma lojinha virtual, utilizando a Solução Jiva.

Mais sobre a Jiva

A Jiva é mais que é um ERP, é uma parceira de pequenas empresas que busca propiciar a evolução de suas gestões, através de consultorias, benchmarkings, implantação de soluções automatizadas pertinentes aos pequenos negócios e acompanhamento próximo da gestão.

Se você gostou do case de sucesso do Mundo Doce, experimente também a Solução Jiva. Clicando nesse link, você ganha o primeiro passo para dar início à evolução da sua gestão: uma visita grátis de um dos nossos consultores. É ele quem vai apontar os pontos fracos e fortes de sua gestão e encontrar os processos que precisam ser automatizados para te manter competitivo no mercado.

 

CTA: Faça da sua empresa um case de sucesso

Quer conhecer mais empresas que adotaram a Solução Jiva e obtiveram sucesso? Clique aqui.

Conhecer clientes Jiva