Especialistas dão dicas ainda de como enviar currículo via e-mail

Consultores de RH dizem que cadastrar currículos via ferramentas como "Trabalhe Conosco”, diretamente nos sites das empresas, pode levar os candidatos a serem chamados para entrevistas.

Marta Cavallini, G1,
Consultores de RH dizem que cadastrar currículos via ferramentas como "Trabalhe Conosco”, diretamente nos sites das empresas, pode levar os candidatos a serem chamados para entrevistas.

Renata Garrido, consultora sênior da DM Especialistas, afirma que, ao se cadastrar no link "Trabalhe Conosco" nos sites das empresas, o candidato deve evitar adjetivos.

Segundo ela, o objetivo do cadastro é a objetividade dos dados, e devem ser especificados o histórico profissional, as qualificações e os cursos realizados. Ela encoraja os candidatos a se inscreverem em várias empresas, que costumam consultar bastante seus bancos de currículos.

“Se abre a vaga, a empresa avisa o candidato que se inscreveu. Mesmo que não tenha a vaga naquele momento do cadastro, ela pode surgir no dia seguinte”, diz.

Ela recomenda que o candidato guarde o login e a senha que as empresas enviam via e-mail logo após o cadastro realizado.

Renata diz que o ideal é armazenar os e-mails enviados pelas empresas, pois o candidato sempre precisa fazer atualizações em seu currículo e, para isso, precisa ter senha.

A consultora informa que é comum as empresas usarem ainda os bancos de currículos de sites de empresas especializadas em recursos humanos para preenchimento das vagas.

No entanto, Renata alerta que nesse caso o cadastro deve ser feito em sites idôneos, recomendados por pessoas conhecidas. Entre os riscos estão roubos de dados, que são usados em fraudes, por exemplo, e intermediários, que cobram irregularmente por vagas que nem existem.

Plano de carreira

Francilene Araújo, consultora de RH do Grupo Foco, diz que o candidato deve escrever somente o que está sendo pedido nos campos a serem preenchidos no currículo online. Ela acha que o candidato deve decidir as áreas em que ele quer atuar antes de sair disparando currículos para todos os lados.

“Fica muito exposto, perde o foco, tem que ter plano de carreira, direcionar a busca de emprego, com estratégia e planejamento. Porque se não cria dificuldade de decisão e gera ansiedade.”

Currículo via e-mail

Especialistas em RH dizem que se o candidato optar por enviar currículos via e-mail, ele deve fazer o texto de apresentação no corpo do e-mail o mais sóbrio e profissional possível.

“É um tiro no escuro, mas a pessoa pode ser chamada para uma entrevista, já que mais da metade das vagas não é divulgada, e sim preenchida por meio de indicações”, diz Adriano Arruda, diretor-geral da Catho.

Arruda recomenda que o candidato escreva no e-mail a sua profissão e que gostaria de agendar uma entrevista. Depois deve fazer um resumo do seu currículo e, no final do e-mail, colocar se em caso de interesse ele pode mandar o CV completo.

Renata diz que o título do e-mail deve ter a palavra CV, o nome da pessoa e a área em que trabalha. No corpo do e-mail o candidato deve fazer um resumo de seu currículo, colocando a sua formação, cursos extracurriculares e experiência profissional.

Depois ele deve escrever que gostaria de uma oportunidade na empresa, colocar os contatos (e-mail e telefone) e encerrar dizendo que aguarda o retorno o mais breve possível.

O currículo deve ser colocado abaixo desse texto e também ser anexado. “Tem pessoas que colocam a história de vida toda no e-mail e até pede ajuda. Não pode, tem que mostrar profissionalismo, não desespero”, diz.

Segundo Francilene Araújo, o candidato não deve mandar currículos freqüentemente para as mesmas empresas, só quando houver atualizações.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

Tags: cadastro curriculo entrevista