Falta de uma boa gestão está entre principais causas de fechamento das pequenas empresas

Para garantir o sucesso de pequenas empresas, é necessário ter controle da gestão. E para tomar as melhores decisões, não basta reunir informações do cotidiano da empresa

Jiva Gestão Empresarial, Publieditorial,
iStock

Do planejamento ao pleno funcionamento de uma pequena empresa, uma boa gestão é algo que não pode ser dispensado. Prova disso são os resultados da pesquisa “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida”, realizada pelo Sebrae, que aponta a falta de gestão como uma das principais causas de mortalidade de empresas.

Das empresas em atividade, 34% destacam uma boa gestão do negócio como fator mais significativo para a sobrevivência.

A pesquisa ainda mostrou alguns dos principais comportamentos de empreendedores de sucesso: antecipar-se aos fatos, buscar intensamente informações, planejar e monitorar cada etapa e buscar qualidade e eficiência. Também é importante ter metas e plano de ações para atingi-las.

Os resultados da pesquisa mostram principalmente que, para garantir o sucesso de pequenas empresas, é necessário ter controle da gestão. Para tomar as melhores decisões, não basta reunir informações do cotidiano da empresa. É preciso analisá-las de maneira consciente e prática, com base em dados concretos.

É por isso que investir em uma solução de gestão é a melhor decisão para pequenas empresas. Os ERPs, sistemas integrados de gestão empresarial, otimizam os processos através da automação e da integração dos diferentes setores das empresas, promovendo a evolução da gestão. Assim, a empresa terá dados confiáveis para tomar as melhores decisões no dia a dia, tornando-se mais lucrativa e competitiva.

A Jiva tem como objetivo entregar tudo isso às pequenas empresas, por meio de uma solução de gestão eficiente, que supera os ERPs tradicionais. Seu principal diferencial está no atendimento especializado desde o primeiro contato. Os consultores da Jiva analisam a fundo cada tipo de negócio – varejo, atacado-distribuidor, indústria ou serviços – para orientar sobre os processos mais adequados. Desse modo, a pequena empresa investe exatamente nos processos essenciais para a evolução do seu negócio.

Com a Jiva, é possível acompanhar todos os processos de pequenas empresas de forma integrada e totalmente online: compras, precificação, estocagem, vendas, distribuição, comissionamento, financeiro e procedimentos fiscais e contábeis. A Jiva ainda oferece treinamentos para a equipe, qualificando-a nas melhores práticas por processo, esclarecendo conceitos de gestão e facilitando o uso do ERP.

Se interessou pela Solução Jiva? Neste vídeo, você pode conferir como a Jiva aumentou em 20% a produtividade do estoque de uma loja de Minas Gerais.

Assistir agora.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração