Mais comentada

HSBC é a marca financeira mais valiosa do mundo, aponta revista

Pesquisa Brand Finance Global Banking 500 – 2010 mostra crescimento dos bancos nacionais.

Thiago Terra, Mundo do Marketing,
O HSBC tem a marca mais valiosa entre os bancos do mundo em 2010. É o que diz a nova edição do “Brand Finance Global Banking 500 - 2010”, pesquisa das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo feita em parceria entre a Brand Finance e a revista inglesa The Banker. O líder no ranking atingiu US$ 28,47 bilhões, enquanto o Bank of America ficou em segundo lugar com US$ 26,04 bilhões. A lista dos dez mais bem colocados aponta o Santander em terceiro com US$ 25,57 bi e o Bradesco que, com a nona posição, entra no ranking pela primeira vez somando US$ 13,29 bilhões.

O valor total de mercado das 500 instituições financeiras avaliadas é de US$ 6 trilhões em 2010. Este número significa um crescimento de 62% sobre 2009. Já as marcas destes bancos - responsáveis por 12% do seu valor em média segundo o estudo - atingiram US$ 716 bilhões, ou seja, um aumento de 49%. Prova de que a crise afetou as marcas financeiras nos EUA e na Inglaterra é que, este ano, são 85 marcas americanas e 22 inglesas contra 95 e 24 em 2009. Para o Brasil foi diferente. O país saltou de oito marcas presentes no ranking em 2009 para 10 com a entrada dos bancos BM&Bovespa, Redecard e BIC Banco e a saída do Banco Panamericano.

As marcas brasileiras de bancos tiveram um crescimento significativo já que, juntas, saíram de US$ 18,28 bilhões para US$ 30,16 bilhões este ano. Além do Bradesco se destacar das demais marcas nacionais por sair do 12º lugar em 2009, crescer 72,7% em um ano, e chegar a nono, o Banco do Brasil subiu 10 posições no ranking (saiu da 36ª em 2009 para a 26ª posição em 2010) e crescimento de 133,6%. Os outros bancos brasileiros que também cresceram no valor de marca foram Itaú (23,6%), Unibanco, (22%), Nossa Caixa, (65,8%), Banrisul, (67,4%) e Banco do Nordeste (138,8%).

Desta forma, a lista nacional de marcas bancárias mais valiosas é composta por Bradesco, Itaú (US$ 6,91 bilhões, 25ª posição), Banco do Brasil (US$ 6,69 bilhões), Unibanco (US$ 1,85 bilhões, 80ª posição), Nossa Caixa (US$ 440 milhões, 232ª posição), Banco do Nordeste (US$ 284 milhões, 311ª posição), BM&FBovespa ( US$ 176 milhões , 398ª posição), Redecard (US$ 159, 419ª posição) e BIC (US$ 118 milhões, 490ª posição).

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/5,12957,hsbc-e-a-marca-financeira-mais-valiosa-do-mundo.htm





Tags: banco financeira hsbc importancia marca