Mercado automotivo também passa por revolução

A forma como compramos e vendemos carros também está mudando

istock

Não só compra e venda de veículos foi conquistada pelo mundo digital, mas também serviços e até mesmo compra de peças

Os mercados globais têm passado por profundas transformações, em todos os setores. E o automotivo não poderia ficar de fora. Desde à concepção de modelos até o consumo de serviços e reposição de peças, o segmento vem se transformando radicalmente.

No aspecto industrial, os carros estão ficando mais leves e eficientes, com crescimento da produção de elétricos e híbridos. A corrida por motores menos poluentes está ajudando, por exemplo, a redesenha o quadro de marcas mais importantes do setor, com o crescimento da Tesla. Ao mesmo tempo, marcas tradicionais estão sendo obrigadas a se adaptar.

A forma como compramos e vendemos carros também está mudando. É cada vez maior o número de pessoas que fazem esse tipo de transação pela internet e até mesmo grandes marcas têm feito lançamentos digitais de novos modelos.

Até mesmo o consumo de peças e serviços, antes extremamente restrito a unidades físicas, hoje já dá sinais de transformação. Já é possível contratar remotamente serviços mecânicos, serviços de limpeza e também comprar peças. Sites como o www.autopecas24.pt é um exemplo disso.

A indústria automobilística passou por várias fases e esta é só mais uma. O que mais será que vem aí pela frente?

Esperemos para ver