Mais comentada

Motivar funcionários é o maior desafio do líder

A SEC Talentos Humanos, empresa de Recursos Humanos especializada em secretárias, conduziu de fevereiro a maio de 2007 uma enquete para avaliar qual o maior desafio do líder de uma empresa moderna. O item mais votado, com 27% dos votos, foi motivar os funcionários. A enquete contou com a participação de 233 pessoas.

UOL,
A SEC Talentos Humanos, empresa de Recursos Humanos especializada em secretárias, conduziu de fevereiro a maio de 2007 uma enquete para avaliar qual o maior desafio do líder de uma empresa moderna. O item mais votado, com 27% dos votos, foi motivar os funcionários. A enquete contou com a participação de 233 pessoas.

"O que percebemos como resultado da enquete é que os gestores estão mais conscientes de seu papel. Ser líder é envolver a equipe nos objetivos da empresa, tornar esses objetivos comum a todos, comprometendo seus colaboradores com os clientes, a partir de metas e tarefas estabelecidas. É conseguir o envolvimento das pessoas, para que não trabalhem mecanicamente, mas dêem o melhor de si", diz Vivian Maerker Faria, diretora da empresa.

De acordo com Vivian, a tarefa de motivação normalmente deve partir do líder, enquanto gestor de pessoas. O essencial é que o líder identifique os pontos fortes de seus colaboradores, saiba destacá-los, fazendo com que as pessoas se somem. Ao melhorar a auto-estima da equipe, o crescimento na produtividade e na qualidade do trabalho será natural.

Ainda conforme o levantamento, em segundo lugar - com 18% dos votos - ficou o item gerar resultados por meio das pessoas. Os outros itens considerados como maiores desafios de um líder de uma empresa foram, pela ordem:

17,2% - Ser visionário: gerenciar o presente enquanto planeja o futuro
11,6% - Comunicar com assertividade, fazendo fluir a informação.
11,2% - Administrar conflitos.
9,4% - Gerar um ambiente de aprendizado na empresa.
5,6% - Administrar as diferenças de personalidade.