Mais comentada

O papel das mulheres na construção de um mundo mais sustentável

"A única possibilidade de termos um mundo mais sustentável no curto prazo é engajando mais mulheres na liderança", afirma Marise Barroso, CEO da Masisa

Plataforma Liderança Sustentável, especial para o Administradores.com,
A sustentabilidade é, praticamente, intrínseca ao caráter feminino. A tese é de Marise Barroso, presidente da Masisa. "Fazer, continuar, perseguir, persistir: isso é muito característico das mulheres", afirma.


Para Marise, "a única possibilidade de termos um mundo mais sustentável no curto prazo é engajando mais mulheres na liderança". E, embora paixão e sensibilidade no trabalho tenham muita importância em sua trajetória de líder, métodos e processos foram imprescindíveis para sua formação. "Com a ferramenta Sustainability Scorecard (SSC), que define metas estratégicas e garante a eficiência do triple bottom line, aprendi a praticar o que acreditava: aliar resultados econômicos, sociais e ambientais e, ainda, potencializar uns com os outros."

Eleita em 2011 uma das 16 empresas mais sustentáveis do mundo emergente, a Masisa destaca-se por fabricar painéis de madeira com baixa emissão de formol. Isso representa custos 8% mais elevados, mas "onde há ética, não há dúvida", ressalta Marise.

Assista à palestra: 

A plataforma

     

Um ponto de encontro com a inspiração e o conhecimento. Essa é a função que a Plataforma Liderança Sustentável, lançada pela consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, se propõe a desempenhar. Segundo Ricardo Voltolini, idealizador do projeto, trata-se de "um movimento que pretende identificar, inspirar, mobilizar e conectar jovens lideranças em sustentabilidade espalhadas pelo Brasil". 




Tags: liderança sustentável negócios sustentabilidade

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração