O público é multicanal. E a sua marca?

Victor Canô, Administradores.com,

O número de pessoas que tem acesso à internet vem crescendo dia após dia. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas em todo o Brasil, somando mais de 63% dos domicílios do país. Um dos responsáveis por essa expansão são os celulares, presentes em 94,8% dos lares.

Quando se fala em engajamento, a mídia online apresenta ainda mais vantagens. De acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) – uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria, entre outros, empresas que utilizam a tecnologia e a análise de dados para entender os desejos dos consumidores terão mais chances de crescimento nos próximos anos. No Brasil, o investimento em mídias digitais deve crescer 12% ao ano até 2021, já nas mídias tradicionais o ritmo será menor. Na TV, a projeção é crescer 5,5% ao ano, e nos jornais e revistas o investimento deve cair para 3% e 5% por ano, respectivamente.

Para que as marcas ganhem destaque e relevância no mercado é preciso que criem estratégias que vão impactar os consumidores nos canais em que eles estão conectados. Para que essa comunicação seja realizada de forma assertiva, as empresas precisam, em parceria com suas devidas agências, procurar entender como seu público alvo se relaciona com seus produtos ou serviços e por qual meio consome informações. Isso fará toda a diferença na hora de melhorar o engajamento com o consumidor final.

Como citamos anteriormente, o mobile é um dos principais canais utilizados pelos consumidores. Dessa forma, é imprescindível que as marcas criem estratégias direcionadas para este ambiente. Para isso, é necessário se atentar a alguns pontos específicos, já que a concorrência está cada vez mais acirrada pela atenção dos usuários de smartphones. É imprescindível desenvolver conteúdos relevantes, criar experiências envolventes e atuar com uma distribuição assertiva de target.

De maneira geral, a publicidade digital possui diversas oportunidades para os anunciantes ficarem mais próximos do seu público de forma multicanal. Como no ambiente virtual tudo acontece muito rápido e de maneira dinâmica, é importante que as marcas procurem trabalhar com foco em entregar a melhor experiência para o usuário.

Outro ponto relevante é que com o crescimento das novas gerações e, por consequência, dos novos potenciais consumidores que ainda entrarão na internet, os anunciantes precisam ter conhecimento de todas as informações pertinentes sobre perfis de compra antes de realizar uma campanha. Somente assim ela poderá despertar a curiosidade do público.

Podemos concluir que o digital corrobora muito para que seja feito o mapeamento dos perfis de cada público, distribuição de forma segmentada e ainda, acompanhamento dos resultados em todas as fases de contato. Com isso, será possível otimizar campanhas enquanto elas acontecem e, ainda, alcançar altas taxas de engajamento com um conteúdo único, pensado para vender o produto.

 * Victor Canô é CEO da Cazamba, empresa de tecnologia em mídia que permite marcas engajarem com seus consumidores