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Padronização dos pontos de vendas vai além das lojas físicas

Os sites das lojas locais na grande maioria das vezes não seguem o padrão da marca e acabam jogando por água abaixo todo o esforço do time de marketing para manter a padronização

Eduardo Cortez , Administradores.com,
iStock

Não é novidade para os profissionais de trade marketing e branding a importância da padronização dos pontos de vendas: Fachada, cor do piso e da parede, uniformes, cartões de visitas, nota fiscal, dentre outros detalhes, seguem à risca os manuais de padronização e oferecem ao cliente uma experiência única com a marca do fabricante, independente da loja que ele visitar.

Um detalhe importante, porém, tem passado despercebido: os sites das lojas locais na grande maioria das vezes não seguem o padrão da marca e acabam jogando por água abaixo todo o esforço do time de marketing para manter a padronização.

O site é o primeiro ponto de contato que a maioria dos clientes terá com aquela loja. Tomando como exemplo o mercado automotivo, 90% dos consumidores realizam buscas online antes da compra de um carro. Isso significa que, antes de conhecer o ponto de venda que segue perfeitamente as regras de padronização da marca, o consumidor terá como primeiro de contato com a marca um site que, muitas vezes, não segue nenhuma diretriz do fabricante.

Ao longo dos quase 20 anos que estamos no mercado, a Search Optics vivencia diariamente casos como estes. E o que nos chama a atenção é que o site das concessionárias ou revendas é um dos itens mais simples de padronizar e, inclusive, oferece vantagens adicionais ao fabricante e ao concessionário.

Como padronizar os canais digitais?

Nos Estados Unidos, este tipo de projeto com revendas surgiu a partir da necessidade das montadoras manterem sua padronização também no ambiente digital. No Brasil, o assunto ainda é novo e ganhou força em 2016, quando as fabricantes começaram a entender a importância e as vantagens de um programa como esse. Especialista neste tipo de projeto, a Search Optics destaca alguns benefícios da padronização dos canais digitais, tomando como exemplo o caso de fabricantes de veículos:

- Agilidade no desenvolvimento web: Os sites vão para o ar muito mais rápido, pois os layouts já foram aprovados previamente pela montadora. Dessa forma, o concessionário consegue publicar seu site com menor prazo Se fosse começá-lo do zero, o tempo e custo de desenvolvimento aumentariam drasticamente. Além disso, é possível oferecer diversas opções de formato e layout, para que cada concessionária escolha aquele que mais se adequa às suas necessidades.

- Automatização do sistema: É possível automatizar o sistema e permitir que as atualizações da montadora sejam feitas no site das revendas de forma automática Exemplo: a montadora alterou uma informação técnica de um veículo. Todos os sites das concessionárias são atualizados, sem que os concessionários precisem se preocupar com isso.

- Campanhas institucionais atualizadas: Quando a fabricante colocar no ar uma campanha institucional, também é possível atualizar o site de todas as concessionárias. Quando essa campanha precisar sair do ar, o concessionário também não precisa se preocupar.

As vantagens são percebidas facilmente pela fabricante e pela sua rede de distribuidores e, no final, o consumidor percebe a diferença, já que encontra informações corretas e entende que aquele site pertence a um distribuidor oficial.

Eduardo Cortez - Presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.




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