Pensando em abrir um negócio? Franquia nem sempre é a melhor opção, alerta consultor

O especialista explica também que o profissional, ao adquirir um negócio em seu ramo de atuação, pode usar sua expertise

Redação Administradores, www.administradores.com.br,

Por possuir algumas facilidades, normalmente a franquia aparece como primeira escolha para pessoas que querem ter seu próprio negócio. No entanto, de acordo com José Carlos Ignácio, consultor empresarial e sócio-fundador da JCI Acqusition, especializada em relacionamento e coordenação de sócios de empresas, a aquisição de uma companhia que já esteja funcionando pode ser uma escolha melhor.

"Caso o futuro empresário tenha capacidade de gestão, aliada à habilidade para vendas ou de gerenciamento de equipe, a compra de uma empresa deve ser seriamente analisada e comparada com a franquia. A rentabilidade, a autonomia de decisão e, principalmente, o fato de a empresa já estar funcionando e faturando, são bons motivos para fazer da compra de uma empresa uma ótima alternativa", afirma.

O especialista explica também que o profissional, ao adquirir um negócio em seu ramo de atuação, pode usar sua expertise.

"No caso de franquia, o empreendedor muitas vezes não conhece a área e paga pela experiência do franqueado, através da taxa de franquia e dos royalties. Já na aquisição de empresa, ele pode otimizar a sua própria experiência. Ironicamente, muitos franqueados pagam para mudar de ramo, ao invés de valorizar a si e a seu capital, adquirindo uma empresa no ramo que atuam ou atuaram."

José Carlos Ignácio diz, entretanto, que também há vantagens no sistema de franquias e que o importante é o empreendedor pesar os prós e contras de cada um.

"O maior benefício na franquia é a segurança, pois a marca normalmente já é consolidada, reconhecida pelo mercado e permite compras melhores negociadas. Tudo isso passa a sensação de que o risco do empreendedor é menor, mas, na prática, a responsabilidade pela unidade é totalmente do franqueado. Há aspectos específicos que podem ou não dar certo, como, por exemplo, vendas, seleção e gestão de funcionários, ponto comercial, entre outros", finaliza o especialista. 



Tags: franquia negócio opção

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração