Pesquisa indica que tempo médio do processo seletivo de um profissional dura 2,4 semanas

Para reduzir custos e tornarem-se mais eficientes, empresas estão reduzindo o tempo do processo seletivo de profissionais. Empresas de maior porte, em geral, conduzem processos mais longos.

Assessoria da Catho,
A maioria das empresas tem conseguido reduzir, ao longo dos anos, o tempo médio de duração de um processo seletivo. Em 2009, este prazo está em 2,4 semanas. Em 2003, as empresas gastavam 3,5 semanas. Essa redução é muito importante para as organizações, que acabam economizando dinheiro e tempo nas seleções e conseguem trabalhar com mais foco na gestão estratégica. Essas são informações da pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009”, realizada pela Catho Online com mais de 16 mil entrevistados, entre os meses de março e abril de 2009.

“Qualquer economia de tempo é fundamental para as empresas. A redução no tempo médio de um processo seletivo se deve, principalmente, à utilização da internet e de ferramentas online de recrutamento e seleção”, explica Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

Além disso, de maneira geral, a pesquisa indica que o tempo médio do processo de seleção tende a ser ligeiramente mais longo para níveis hierárquicos mais altos como, diretor (3,0), gerente (2,9) e presidente, gerente geral ou equivalente (2,6). O processo seletivo mais longo é para trainees, que possui um tempo médio de 3,2 semanas.

Outro dado interessante é que o tempo médio do processo seletivo do profissional empregado (2,6 semanas) é ligeiramente maior que o do desempregado (2,2 semanas).
Número médio de semanas que o processo durou X situação do profissional no momento da contratação X nível do cargo do profissional contratado

Ainda segundo a pesquisa, as empresas privadas realizam em média duas entrevistas antes da contratação do profissional. E, as empresas de grande porte têm uma tendência a conduzir processos seletivos um pouco mais longos.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa sobre Contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros foi realizada entre os meses de março e abril deste ano. A análise contou com a opinião de 16.207 participantes, que responderam a um formulário online com 299 perguntas, questionando sobre estas três dimensões da vida do profissional. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que trabalham em empresas privadas e que possuem mais de 18 anos de idade.




Tags: emprego entrevista pesquisa processo