Por que apostar em ferramentas tecnológicas para fazer uma boa gestão nos restaurantes?

Se o gestor não tiver controle sobre os números do seu negócio, como estoque, faturamento, perdas e etc., não será possível gerenciar de forma assertiva

Marcus Varandas Filho, Administradores.com,

Segundo um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil são mais de 886 mil negócios de alimentação de pequeno porte. E de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a cada 100 novos empreendimentos de gastronomia no país, apenas três sobrevivem após uma década. 

Esses dados mostram que para resistir e crescer em um mercado tão competitivo, o empreendedor precisa entender que é necessário fazer uma boa gestão em seu estabelecimento. E quando eu falo de gestão, isso não quer dizer apenas proporcionar o melhor atendimento e servir as melhores comidas, e sim garantir que tudo funcione bem, desde a cozinha, o salão, o estoque, a contabilidade, a entrega, o atendimento, entre outros pontos que englobe uma operação.

Mas a pergunta que fica é – como fazer tudo isso e garantir que o negócio prospere? Em tempos de instabilidade econômica e incertezas políticas, a tecnologia se tornou uma grande aliada dos empreendedores e, independente do modelo de negócios, a inovação agora é item obrigatório para quem quer ganhar mercado e atrair novos consumidores. 

Com a utilização de plataformas tecnológicas, é possível reunir em um só local, por exemplo, todos os processos realizados em cada setor do seu restaurante. Por meio delas, o gestor consegue fazer o gerenciamento à distância, avaliar possíveis falhas de execução das atividades, observar o engajamento dos colaboradores, garantir maior produtividade e até mesmo mudar modelos de atuar, caso haja necessidade. 

Se o gestor não tiver controle sobre os números do seu negócio, como estoque, faturamento, perdas e etc., não será possível gerenciar de forma assertiva. Somente dados concretos podem direcionar o empreendedor para uma correta tomada de decisão, pois a tecnologia simplifica e automatiza o processo, evitando o uso de planilhas complexas, que podem ter falhas. 

Para muitos, remodelar seu estabelecimento e toda a equipe com a implementação do digital é uma tarefa difícil e causa uma certa insegurança. Totalmente compreensível, mas o que tenho para dizer é que isso é extremante possível e acessível, e os resultados podem ser bem satisfatórios.

Por fim, devemos nos atentar que tudo hoje está ligado à experiência do cliente e quanto mais adepto às novidades do mercado e disposto a inovar, mais atrativo seu negócio será. Afinal, já ficou mais do que comprovado que com a tecnologia é possível romper barreiras e desenvolver uma relação mais próxima com seu público. E se precisar de ajuda, conte conosco! 

Marcus Varandas Filho — CEO do MVarandas, startup de inovação e tecnologia com foco em P&D.