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Promoções: algumas dicas simples para a sua empresa conquistar mais clientes

Quando o assunto é comprar, não há quem resista a uma palavra: promoção. As várias formas de promoções e liquidações feitas pelas lojas são um grande atrativo para os consumidores, que, aproveitando-se do menor preço ou de algum outro tipo de vantagem, acabam por elevar bastante as vendas do comércio.

Info Money,
Quando o assunto é comprar, não há quem resista a uma palavra: promoção. As várias formas de promoções e liquidações feitas pelas lojas são um grande atrativo para os consumidores, que, aproveitando-se do menor preço ou de algum outro tipo de vantagem, acabam por elevar bastante as vendas do comércio.

E os benefícios para a empresa não acabam por aí: além das maiores vendas, as promoções são uma excelente oportunidade para que o empresário conheça melhor o perfil de seu cliente, podendo traçar estratégias para fidelizá-lo de uma vez por todas.

Preços não são o único alvo das promoções
Contudo, engana-se quem pensa que as promoções sempre são feitas pela estratégia de preços menores. Existem várias outras formas de atrair clientes para o seu estabelecimento, sem necessariamente reduzir o preço de seus produtos. O oferecimento de brindes, por exemplo, é uma delas. O empresário pode oferecer um objeto de pequeno valor, com o nome da loja estampado. Certamente é uma boa forma de propaganda. Muitas choperias e restaurantes, por exemplo, adotam esta prática.

Os vale-brindes também são uma boa alternativa de promoção. O estabelecimento oferece um pedaço de papel ou plástico dentro da embalagem do produto, de forma que a pessoa que encontrar este vale-brinde terá o direito a receber um prêmio. Quem não se lembra, por exemplo, das promoções do tipo "achou, ganhou!" promovidas por algumas marcas de salgadinhos? Ou então daquelas promoções em que você junta algumas tampinhas de refrigerante e troca por um copo ou um brinquedo para a criançada?

Escolha da promoção depende do perfil da empresa
É claro que a escolha do tipo de promoção que você irá realizar em seu estabelecimento não pode ser feita de forma aleatória, uma vez que a ação gerará custos que, se não forem bem dimensionados, podem prejudicar bastante as finanças da empresa. Dessa maneira, é importante que o empresário fique bem atento ao seu tipo de negócio e saiba selecionar qual a melhor estratégia naquele segmento.

Selecionamos abaixo algumas formas de promoções mais comuns. Confira os diferentes perfis e veja se alguma delas se encaixa na sua empresa:

- Amostras: a empresa oferece gratuitamente uma miniatura ou uma pequena porção do produto. É uma forma de promoção em que o cliente entra em contato direto com o produto, surtindo na maioria das vezes os efeitos desejados.

- Oferta do dia: o estabelecimento escolhe um determinado produto por dia e o oferece a um preço bem menor, atraindo, assim, a atenção dos clientes.

- Descontos: é uma das formas de promoção mais freqüentes, mas deve ser feita com bastante cuidado. Principal dica: nunca estenda demais o período do desconto, senão o efeito pode ser contrário e a sua empresa acaba caindo em descrédito. Uma opção bem interessante são as promoções-relâmpago, queimas de estoques e liquidações.

- Entrega grátis: certamente, é um dos tipos de promoção bem interessantes para aqueles estabelecimentos que disponibilizam atendimento telefônico. Ou seja, o cliente liga, faz o seu pedido e paga apenas o preço do produto, sem taxa de entrega. Muitas farmácias, por exemplo, aderiram a esta modalidade de promoção, assim como lanchonetes e pequenos restaurantes.

- Ofertas especiais: que tal aproveitar algumas ocasiões especiais, como a mudança de estações do ano ou o aniversário de sua empresa, para realizar algumas promoções? Estas promoções não devem ser muito longas e também devem ser feitas apenas uma vez por ano, caso contrário perdem seu sentido.

Existem inúmeros outros tipos de promoções que o seu estabelecimento pode promover, sendo que a criatividade é um fator importante para a escolha. Cuidado, contudo, com o que você promete na promoção, afinal de contas uma campanha mal estruturada pode ter os efeitos contrários ao que você espera. Então, não perca tempo e corra atrás dos clientes!

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