Sebrae promove Semana do Microempreendedor Individual

Quinta edição deve atender mais de 93 mil empreendedores em várias capitais do país até sábado (6)

Priscila Mendes, Agência Sebrae,

O Sebrae está promovendo a 5ª Semana do Microempreendedor Individual desde a última segunda-feira (1) até sábado (6). O objetivo é atender 93.927 microempreendedores individuais (MEI) e capacitar 138.801 nos mais de 245 pontos de atendimentos espalhados em várias capitais do país.

“Nessa semana comemoramos o aniversário de quatro anos da criação dessa importante figura jurídica. É destaque a atuação do Sebrae junto a esse público a fim de orientar e capacitar os microempreendedores individuais para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios”, afirma Jaqueline Almeida, gerente de Atendimento Individual do Sebrae. Até o último dia 25, a instituição registrou 3.125.583 MEI formalizados no Brasil.

A realização das Oficinas Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) – que incluem soluções como SEI Controlar meu dinheiro, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Empreender – possibilitará a aproximação do Sebrae com seu maior cliente. As capacitações que ocorrerão em vários estados vão ajudar o microempreendedor individual a compreender o mundo empresarial em que está envolvido e as vantagens da formalização. Os empreendedores receberão ainda orientações sobre as obrigações legais, serviços de baixa, alteração na empresa e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

Desde o lançamento da figura jurídica do Microempreendedor Individual em 2009, o Sebrae realizou quatro edições da Semana do MEI. Naquele ano, o primeiro evento formalizou 46.593 empreendedores. Já em 2010, a Semana ficou concentrada nas cidades do interior do Brasil, o que resultou em uma formalização de 28.863.

Em 2011, grandes capitais do país receberam a iniciativa, que abordou não só a formalização, mas também a aplicação das oficinas SEI. No total, 47.430 pessoas saíram da informalidade.

No ano passado, a quarta Semana do MEI aconteceu em todas as capitais do Brasil e legalizou 44.765 trabalhadores. Mais de cem oficinas SEI capacitaram mais de 16.200 empreendedores, sendo que o número de orientações técnicas foi de 88.700. Até hoje, somente nas Semanas do Microempreendedor Individual foram formalizados mais de 170 mil profissionais.



Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Como você usa seu tempo?

Saiba como render mais no trabalho, ter momentos de lazer e até como explorar melhor o ócio.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração