Mais comentada

Sebrae promove Semana do Microempreendedor Individual

Quinta edição deve atender mais de 93 mil empreendedores em várias capitais do país até sábado (6)

Priscila Mendes, Agência Sebrae,

O Sebrae está promovendo a 5ª Semana do Microempreendedor Individual desde a última segunda-feira (1) até sábado (6). O objetivo é atender 93.927 microempreendedores individuais (MEI) e capacitar 138.801 nos mais de 245 pontos de atendimentos espalhados em várias capitais do país.

“Nessa semana comemoramos o aniversário de quatro anos da criação dessa importante figura jurídica. É destaque a atuação do Sebrae junto a esse público a fim de orientar e capacitar os microempreendedores individuais para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios”, afirma Jaqueline Almeida, gerente de Atendimento Individual do Sebrae. Até o último dia 25, a instituição registrou 3.125.583 MEI formalizados no Brasil.

A realização das Oficinas Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) – que incluem soluções como SEI Controlar meu dinheiro, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Empreender – possibilitará a aproximação do Sebrae com seu maior cliente. As capacitações que ocorrerão em vários estados vão ajudar o microempreendedor individual a compreender o mundo empresarial em que está envolvido e as vantagens da formalização. Os empreendedores receberão ainda orientações sobre as obrigações legais, serviços de baixa, alteração na empresa e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

Desde o lançamento da figura jurídica do Microempreendedor Individual em 2009, o Sebrae realizou quatro edições da Semana do MEI. Naquele ano, o primeiro evento formalizou 46.593 empreendedores. Já em 2010, a Semana ficou concentrada nas cidades do interior do Brasil, o que resultou em uma formalização de 28.863.

Em 2011, grandes capitais do país receberam a iniciativa, que abordou não só a formalização, mas também a aplicação das oficinas SEI. No total, 47.430 pessoas saíram da informalidade.

No ano passado, a quarta Semana do MEI aconteceu em todas as capitais do Brasil e legalizou 44.765 trabalhadores. Mais de cem oficinas SEI capacitaram mais de 16.200 empreendedores, sendo que o número de orientações técnicas foi de 88.700. Até hoje, somente nas Semanas do Microempreendedor Individual foram formalizados mais de 170 mil profissionais.


Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores


Shopping