Venda de artigos de decoração deve movimentar mais R$ 5 bilhões em 2013

Montante é 8% superior ao comercializado em 2012

Redação, Administradores.com,
Shutterstock

R$ 5,4 bilhões. Esse é o montante previsto para os gastos dos brasileiros com artigos para decoração da casa em 2013. Se for confirmado, esse valor representará um crescimento de 8% em relação a 2012.

Os dados foram fornecidos pela a ferramenta Pyxis Consumo, do IBOPE Inteligência, que ainda aponta que o consumo per capita desses produtos será de R$ 33,17 ante R$ 31,01 no ano passado.

A classe B é a que apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 2,3 bilhões, o que representa 42% do total do consumo no país. A classe C aparece na sequência com um gasto estimado em R$ 1,5 bilhão, 29% do total, pouco a frente da classe A, que deve gastar R$ 1,3 bilhão com esses produtos, ou seja, 24% do que será consumido no país em 2013.

Santa Catarina

O levantamento é divulgado às vésperas da Texfair Home – Feira Internacional de Produtos Têxteis e Decoração para o Lar, que começa amanhã, em Blumenau (SC). Anfitriões da feira, os catarinenses devem gastar, de acordo com o Pyxis Consumo, R$ 267,93 milhões com artigos para decoração neste ano, crescimento de 5% em relação a 2012. O consumo por habitante deve ser de R$ 49,81, acima dos R$ 47,43 gastos no ano passado.

A classe B catarinense também é a que mais vai consumir esses produtos, com um valor estimado em R$ 123,84 milhões, o que representa 46% do consumo do estado. No entanto, em Santa Catarina, a classe A está em segundo no ranking de gastos com artigos de decoração, com estimativa de R$ 78,39 milhões, 29% do consumo projetado para o estado. Já a classe C deve gastar R$ 57,54 milhões, o que representa 21% do desembolso dos catarinenses com artigos de decoração.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui tapetes, almofadas, flores artificiais, cortinas, enfeites para casa em geral, quadros e objetos de arte.




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