Visão estratégica é a chave do sucesso no mercado de trabalho

Ter visão estratégica do campo profissional em que atua e saber como aproveitar as oportunidades de negócio são fatores que devem estar sempre na mente dos jovens que estão iniciando seus caminhos no mercado de trabalho

Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney,
Ter visão estratégica do campo profissional em que atua e saber como aproveitar as oportunidades de negócio - em outras palavras, ter espírito empreendedor - são fatores que devem estar sempre na mente dos jovens que estão iniciando seus caminhos no mercado de trabalho. Segundo especialistas em educação e negócios, estas são atitudes que geralmente levam ao sucesso na carreira.

Além disso, ter conhecimento técnico e gerencial são fundamentais para um profissional que quer ser bem-sucedido.

“Para alcançar satisfação e sucesso em qualquer área profissional, além da vontade de empreender, é necessário ter conhecimento técnico e gerencial. Se você não tiver as três competências, junte-se a sócios que se complementam nas três vertentes: empreendedor, gerente e técnico”, analisa o professor de Empreendedorismo e Projeto de Vida da Escola Internacional de Alphaville, Ricardo Chioccarello.

Sucesso começa na escolha da profissão

Ainda de acordo com Chioccarello, uma vida profissional satisfatória começa já na escolha da carreira.

Por isso, são importantes os momentos de reflexão e escolhas da profissão que se pretende seguir.

“Pesquise muito o mercado de trabalho em que irá atuar e passe o tempo que for necessário elaborando um plano de negócios com o máximo de detalhamento possível”, disse.

Dicas


Dessa forma, segundo especialistas, na hora de escolher a profissão, os seguintes passos podem ajudar:

* pesquise: conheça ao máximo a profissão escolhida. Converse com pessoas da área, leia sobre as possibilidades de trabalho e informe-se sobre quais matérias deverá estudar.

* não se iluda: não se deixe iludir pelo glamour ou apelo de algumas profissões, pois você pode estar comprando ilusões, e, antes do que imagina, estará à procura de uma nova colocação. Seja bastante crítico e realista com relação às perspectivas do setor em que pretende atuar. Os jornais e sites de associações do segmento são boas fontes de pesquisa.

* experimente: não existe nada melhor do que fazer um teste, nem que seja por um período curto de tempo. Uma maneira recomendável é tentar se informar sobre a possibilidade de estágios voluntários ou temporários na área em que pretende atuar.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

Tags: estretegia mercado sucesso trabalho visao