Workshop abordará Mapeamento de Processos com metodologia de ensino Lego Serious Play

O objetivo do workshop “Mapeamento de Processos” é apresentar aos participantes, conceitos e ferramentas que possibilitem entender, monitorar e melhorar processos

A acirrada concorrência global faz com que as empresas busquem melhorias em suas operações, com o objetivo de se tornar ou se manterem competitivas e atender a seus clientes com preço competitivo, qualidade, tempo e local de entrega corretos. Para isso, as organizações necessitam de uma visão sistêmica por meio de gerenciamento por processos, e consequentemente mapeá-los possibilitando o planejamento e gestão visual do fluxo de valor da organização. Mapear os processos se torna essencial para qualquer empresa ou organização a se manter competitiva com seus clientes, acionistas e colaboradores motivados e satisfeitos.

O objetivo do workshop “Mapeamento de Processos” é apresentar aos participantes, conceitos e ferramentas que possibilitem entender, monitorar e melhorar processos. A partir da detecção de desperdícios e oportunidades, as ferramentas apresentadas permitirão que os alunos façam planos de ações para melhorias e padronização dos processos.

Conteúdo Programático

- Princípios de Gerenciamento de Processos
- Visualizando a empresa como sistema
- O conceito de processos.
- O Mapeamento de Processo e a Melhoria Contínua
- Ciclo PDCA e Ciclo PDCL
- A abordagem de processos com 5S e a ISO 9001:2015
- Cadeia de Valor
- Ferramenta SIPOC (Supplier, Inputs, Process, Output, Customer / Client)
- Fluxograma
- Definição operacional e instrução de trabalho
- Atividades que agregam e não agregam valor
- Mapa de Fluxo de Valor (MFV)
- Diagrama de espaguete

Metodologia de Aprendizagem

O treinamento irá utilizar metodologias ativas de aprendizagem e a abordagem Learn By Doing (Aprender Fazendo), ou seja, criamos dinâmicas para que os conceitos apresentados sejam praticados durante o workshop. Usaremos post its, vídeos, storytelling e apresentaremos a metodologia Lego Serious Play (LSP), uma maneira lúdica, desafiadora e prazerosa para
aprender conceitos e resolver problemas.

O LSP é totalmente inovadora no Brasil, que auxilia de forma lúdica a prototipar insights. Essa metodologia visa a solução de problemas desenvolvida pela própria empresa Lego (Dinamarca), que preconiza o uso das mãos para ativar áreas do cérebro que possam gerar soluções de forma criativa. No processo de geração para solução de problemas e/ou aprendizagem, os participantes podem montar modelos que possibilitam uma visualização de seus pensamentos.

Essa metodologia tem sido utilizada em empresas de todos os segmentos e portes, tais como Coca Cola, Harvard, Renner, Rede Globo etc.

Para mais informações, acesse: www.thinkmarket.com.br

Serviço

Workshop Mapeamento de Processos

SÃO PAULO

Data: 04 de maio de 2018
Horário: das 09h às17h30
Local: Trainning
Av. Paulista, 2.006 – 18º
Andar (metrô Consolação) – São Paulo, SP

CAMPINAS

Data: 05 de maio de 2018
Horário: das 08h30 às17h30
Local: FITEL
Av. Comendador Aladino Selmi, 2.211, Pq. Campinas – Campinas - SP
Mais informações: www.thinkmarket.com.br
Tel: (11) 9 9703-5155 (11) 9 6930-9993