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12 impactos que a Internet causa nas empresas

Pensando no impacto que o mundo digital vem causando nas empresas, listamos doze pontos que consideramos interessantes. Confira

Publieditorial,

Onde você está lendo esse artigo? No trabalho, na frente do computador? Em casa, num tablet? Sentado num restaurante enquanto espera seu almoço? Não vale dizer que imprimiu para ler depois! Difícil não reparar como a Internet está mudando a forma como consumimos informação. Em todo lugar, o tempo todo.

Se o impacto da conectividade está transformando rapidamente a forma como as pessoas se relacionam, imagina então o que está acontecendo nos bastidores das empresas. Há alguns anos atrás não existia Facebook nem Google. Meu Deus! Como conseguíamos viver?

O importante é que sobrevivemos e chegamos até aqui. Agora quanto as empresas...bem, é difícil pensar que sobreviverão sem a Internet. Pensando no impacto que o mundo digital vem causando nas empresas, listamos doze pontos que consideramos interessantes:

1. Captar novos clientes: o marketing digital tem sido uma ferramenta fantástica para as empresas atraírem novos clientes. Anúncios no Google, grupos no Facebook e campanhas de e-mail marketing são alguns exemplos.

2. Atender o cliente: o consumidor em tempos de Internet é mais exigente. As empresas precisam saber usar as redes sociais para ouvirem reclamações e sugestões de seus clientes. É muito perigoso não monitorar o que está sendo dito sobre sua marca.

3. Gerir fornecedores: a Internet é um canal que pode ser usado pelas empresas para comparar preços de fornecedores e gerenciar pedidos online de peças e produtos de reposição. Há diversos portais de compras B2B onde você posta o que precisa e os fornecedores enviam os orçamentos.

4. Recrutar e selecionar pessoas: ao invés de pilhas de currículos acumulados sobre as mesas dos gerentes, as empresas têm utilizado sites de empregos para garimpar talentos e publicar vagas de empregos. Além disso, as redes sociais também são fortes aliadas. Sites como LinkedIn mostram a experiência profissional, outros como Facebook, mostram o perfil comportamental das pessoas.

5. Se relacionar com seus clientes: redes sociais e e-mails são duas ferramentas eficazes (e baratas!) para manter o relacionamento da empresa com seus clientes. Cartões de aniversário e cupons de desconto são boas estratégias para manter você perto dos clientes.

6. Flexibilizar horários de trabalho: pela Internet é possível que as pessoas façam parte de seu trabalho de casa, o chamado home office. Não precisam enfrentar trânsito! Bom pra empresa e bom pro funcionário. Infelizmente no Brasil a legislação trabalhista dificulta esse tipo de regime.

7. Controlar processos: a busca constante por produtividade e redução de custos passa obrigatoriamente pela gestão de processos. O controle de cada etapa da atividade comercial é feito por softwares e planilhas, muitos deles oferecidos gratuitamente pela Internet. Ferramentas de bate-papo como Skype, também melhoram a comunicação interna nas empresas.

8. Monitorar a concorrência: pela Internet você pode saber quase tudo que seus concorrentes fazem. Desde preços até prazos de entrega, incluindo estratégias de atendimento e posicionamento de marca.

9. Vendas diretas: a cada dia mais pessoas ganham a confiança do canal e descobrem a comodidade de comprar sem sair de casa ou do trabalho. O comércio eletrônico é um poderoso aliado para que as empresas eliminem intermediários.

10. Aumentar sua reputação: utilize a Internet para captar opiniões de seus clientes. Deixe que eles elogiem e até mesmo reclamem (desde que você resolva o problema rápido). Cada vez mais pessoas tomam decisão de compras baseando-se na avaliação de outros consumidores.

11. Ganhar novos mercados: esqueça aquela empresa que abre a porta para atender só quem passa na frente. Na Internet não há barreiras geográficas. Uma loja de bairro pode vender pro mundo todo, e ficar aberta 24 horas por dia.

12. Posicionar sua marca: campanhas de branding na Internet são muito mais efetiva e baratas que no mundo off-line. Você pode comprar mídia por CPM (Custo por Mil impressões) onde sua marca aparece para milhões de consumidores em canais segmentados.

Enfim, cada dia fica mais difícil para uma empresa viver sem presença na Internet. É um verdadeiro tsunami corporativo. Milhares de empresas já descobriram isso e valorizam profissionais que sabem usar o mundo virtual para gerar mais negócios.

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